Detalhe completo Toyota RAV4 Preto Eclipse 2014
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PDetail
Le Mans
CAC
paulopedroso
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Detalhe completo Toyota RAV4 Preto Eclipse 2014
Salve, pessoal.
Esta semana estou trabalhando em um Toyota RAV4 Preto Eclipse 2014 com 20.000km. O carro sempre foi lavado em lava jato de posto de gasolina e, além disso, praticamente só rodou em estradas no Mato Grosso, o que significa dizer que, a cada viagem, o pára-choques dianteiro, o capô, os faróis, o pára-brisas, e os espelhos retrovisores recebem uma generosa camada de insetos esmagados. Agora, imaginem como isso tudo era removido.
Como resultado, uma pintura com muitos riscos, de todos os tamanhos e profundidades.
Comecei com boina laranja Buff & Shine e Menzerna PF2500. Evoluí para Menzerna FG400, com a mesma boina. Passei a boina branca Menzerna e mantive o FG400. Há ainda uma quantidade considerável de riscos não removidos. Até hoje não havia trabalhado com uma pintura da Toyota que resistisse ao combo boina branca Menzerna + Menzerna FG400. Penso em partir para boina de corte de microfibra, mantendo o FG400. Pergunto aos mais experientes: "alguma sugestão?"
Abaixo seguem algumas imagens do trabalho. Com a evolução do mesmo vou detalhando mais o post.
Um forte abraço!
Esta semana estou trabalhando em um Toyota RAV4 Preto Eclipse 2014 com 20.000km. O carro sempre foi lavado em lava jato de posto de gasolina e, além disso, praticamente só rodou em estradas no Mato Grosso, o que significa dizer que, a cada viagem, o pára-choques dianteiro, o capô, os faróis, o pára-brisas, e os espelhos retrovisores recebem uma generosa camada de insetos esmagados. Agora, imaginem como isso tudo era removido.
Como resultado, uma pintura com muitos riscos, de todos os tamanhos e profundidades.
Comecei com boina laranja Buff & Shine e Menzerna PF2500. Evoluí para Menzerna FG400, com a mesma boina. Passei a boina branca Menzerna e mantive o FG400. Há ainda uma quantidade considerável de riscos não removidos. Até hoje não havia trabalhado com uma pintura da Toyota que resistisse ao combo boina branca Menzerna + Menzerna FG400. Penso em partir para boina de corte de microfibra, mantendo o FG400. Pergunto aos mais experientes: "alguma sugestão?"
Abaixo seguem algumas imagens do trabalho. Com a evolução do mesmo vou detalhando mais o post.
Um forte abraço!
Re: Detalhe completo Toyota RAV4 Preto Eclipse 2014
Está usando qual máquina? Alguns riscos mais profundos sempre ficam, não compensa desgastar o verniz para eliminar, se for bem localizado dá para arriscar uma lixadinha bem de leve.
abs
abs
CAC- Aspirante a Detailer
- Mensagens : 475
Data de inscrição : 24/07/2012
Idade : 67
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Re: Detalhe completo Toyota RAV4 Preto Eclipse 2014
CAC escreveu:Está usando qual máquina? Alguns riscos mais profundos sempre ficam, não compensa desgastar o verniz para eliminar, se for bem localizado dá para arriscar uma lixadinha bem de leve.
abs
Estou usando uma Rupes LHR21ES. Finalizei agora o primeiro estágio no capô. A combinação deu certo. Fiquei bastante satisfeito com o resultado. Logo envio imagens. De qualquer forma, agradeço muito o conselho.
Re: Detalhe completo Toyota RAV4 Preto Eclipse 2014
Com base nestas características, eu não indicaria um polimento para este veículo. Porque? Primeiramente, porque o veículo foi, é e, muito provavelmente continuará trafegando predominantemente em rodovias, ou seja, o "mau trato" irá continuar. Em segundo lugar, o proprietário talvez por questão de praticidade/rapidez ou mesmo "economia", costuma lavá-lo em postos de abastecimento. Ao que tudo indica, esse hábito tornou-se regular e, dificilmente mudará da noite para o dia. O que leva a crer que, este veículo após todo o trabalho que será executado sobre sua pintura, voltará a frequentar a área de lavagem dos postos de abstecimento. Levando literalmente ralo abaixo, todo esforço e atenção dedicados à este veículo.paulopedroso escreveu:O carro sempre foi lavado em lava jato de posto de gasolina e, além disso, praticamente só rodou em estradas no Mato Grosso, o que significa dizer que, a cada viagem, o pára-choques dianteiro, o capô, os faróis, o pára-brisas, e os espelhos retrovisores recebem uma generosa camada de insetos esmagados. Agora, imaginem como isso tudo era removido.
Como resultado, uma pintura com muitos riscos, de todos os tamanhos e profundidades.
Talvez não seja necessariamente o verniz o fator limitante do desbaste, mas, a profundidade dos riscos.PauloPedroso escreveu:
Comecei com boina laranja Buff & Shine e Menzerna PF2500. Evoluí para Menzerna FG400, com a mesma boina. Passei a boina branca Menzerna e mantive o FG400. Há ainda uma quantidade considerável de riscos não removidos. Até hoje não havia trabalhado com uma pintura da Toyota que resistisse ao combo boina branca Menzerna + Menzerna FG400.
Microfibra é um dos materiais mais agressivos que existem, na minha opinião, deveriam ser deixados como uma das últimas alternativas, ou em situações específicas, como no caso dos vernizes cerâmicos.PauloPedroso escreveu:Penso em partir para boina de corte de microfibra, mantendo o FG400. Pergunto aos mais experientes: "alguma sugestão?"
Abaixo seguem algumas imagens do trabalho. Com a evolução do mesmo vou detalhando mais o post.
Levando em consideração o histórico deste RAV, sugeriria ao proprietário um combo tendo por base uma descontaminação seguida de uma limpeza de pintura (com correção leve de riscos e marcas). Evidentemente, explicando com argumentos fidedignos que, este tipo de serviço seria o mais se adequaria à forma de utilização veicular por parte do proprietário.
PS - Paulo, não deixe que riscos remanescentes tirem seu sono, explique ao proprietário que o grau de perfeição é diretamente proporcional à taxa de remoção de verniz da pintura. E, caso não haja uma mudança em relação ao cuidado com a pintura, todo o trabalho terá sido em vão.
Le Mans- Detailer
- Mensagens : 1479
Data de inscrição : 28/02/2012
Localização : Maringá - PR
Re: Detalhe completo Toyota RAV4 Preto Eclipse 2014
Le Mans escreveu:Com base nestas características, eu não indicaria um polimento para este veículo. Porque? Primeiramente, porque o veículo foi, é e, muito provavelmente continuará trafegando predominantemente em rodovias, ou seja, o "mau trato" irá continuar. Em segundo lugar, o proprietário talvez por questão de praticidade/rapidez ou mesmo "economia", costuma lavá-lo em postos de abastecimento. Ao que tudo indica, esse hábito tornou-se regular e, dificilmente mudará da noite para o dia. O que leva a crer que, este veículo após todo o trabalho que será executado sobre sua pintura, voltará a frequentar a área de lavagem dos postos de abstecimento. Levando literalmente ralo abaixo, todo esforço e atenção dedicados à este veículo.paulopedroso escreveu:O carro sempre foi lavado em lava jato de posto de gasolina e, além disso, praticamente só rodou em estradas no Mato Grosso, o que significa dizer que, a cada viagem, o pára-choques dianteiro, o capô, os faróis, o pára-brisas, e os espelhos retrovisores recebem uma generosa camada de insetos esmagados. Agora, imaginem como isso tudo era removido.
Como resultado, uma pintura com muitos riscos, de todos os tamanhos e profundidades.Talvez não seja necessariamente o verniz o fator limitante do desbaste, mas, a profundidade dos riscos.PauloPedroso escreveu:
Comecei com boina laranja Buff & Shine e Menzerna PF2500. Evoluí para Menzerna FG400, com a mesma boina. Passei a boina branca Menzerna e mantive o FG400. Há ainda uma quantidade considerável de riscos não removidos. Até hoje não havia trabalhado com uma pintura da Toyota que resistisse ao combo boina branca Menzerna + Menzerna FG400.Microfibra é um dos materiais mais agressivos que existem, na minha opinião, deveriam ser deixados como uma das últimas alternativas, ou em situações específicas, como no caso dos vernizes cerâmicos.PauloPedroso escreveu:Penso em partir para boina de corte de microfibra, mantendo o FG400. Pergunto aos mais experientes: "alguma sugestão?"
Abaixo seguem algumas imagens do trabalho. Com a evolução do mesmo vou detalhando mais o post.
Levando em consideração o histórico deste RAV, sugeriria ao proprietário um combo tendo por base uma descontaminação seguida de uma limpeza de pintura (com correção leve de riscos e marcas). Evidentemente, explicando com argumentos fidedignos que, este tipo de serviço seria o mais se adequaria à forma de utilização veicular por parte do proprietário.
PS - Paulo, não deixe que riscos remanescentes tirem seu sono, explique ao proprietário que o grau de perfeição é diretamente proporcional à taxa de remoção de verniz da pintura. E, caso não haja uma mudança em relação ao cuidado com a pintura, todo o trabalho terá sido em vão.
Caro Le Mans.
Seus conselhos, mais uma vez, mostraram-se muitíssimo úteis.
Conversei com o proprietário sobre a possibilidade de realizar correção leve de pintura no lugar de polimento. Só essa conversa já teria valido a pena, pois deixou evidente a seriedade do trabalho, e a honestidade de não oferecer um serviço "mais caro" quando o indicado seria bem mais simples. Explicou que a partir de agora quem passará a usar o carro é a esposa, e que rodará cerca de 8 km por dia, para idas e vindas do trabalho. Assim, decidimos manter o polimento e aplicar o VX45 para proteção.
Em seguida, conversamos sobre a manutenção da limpeza do carro. Aproveitei, então, para explicar o que geralmente ocorre com as superfícies do veículo quando se opta por lavá-lo em duchas de posto e, naturalmente, ofereci meus serviços de manutenção regular. Como resultado, após a conclusão do trabalho com a RAV4, vamos realizar correção leve de pintura em sua SW4 e manutenção nos dois veículos.
Por fim, o conselho mais difícil de seguir será não perder o sono por causa de riscos remanescentes. Acredito que, como eu, grande parte dos amigos que têm interesse em detailing são, em maior ou menor grau, perfeccionistas.
Fico muito grato por partilhar de seu conhecimento.
Abaixo posto mais algumas imagens do progresso do trabalho.
Um forte abraço!Capô após correção com três estágios - Boina de microfibra Kers + Menzerna FG400, Boina Laranja Buff & Shine + Menzerna PF2500 e Boina Super Macia Waffle Buff & Shine azul + Menzerna SF4000 - protegido com VX45
Reflexo na pintura do capô
Onde está o reflexo?
Banco 50 - 50 após limpeza com Zymöl Leather Cleaner
Última edição por paulopedroso em Ter 30 Jun 2015, 01:47, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Informação incompleta)
PDetail- Detailer
- Mensagens : 1101
Data de inscrição : 24/03/2015
Localização : Sorocaba / SP
Re: Detalhe completo Toyota RAV4 Preto Eclipse 2014
Parabéns Paulo pela dedicação e trabalho bem executado!!
Alexpb- Lavador de 2 Baldes
- Mensagens : 110
Data de inscrição : 27/04/2011
Idade : 37
Localização : Criciúma / SC
Re: Detalhe completo Toyota RAV4 Preto Eclipse 2014
parabens, nao so pelo trabalho, mas pela postura.
continue assim, abraço.
continue assim, abraço.
albuquerquemello- Detailer
- Mensagens : 1778
Data de inscrição : 21/07/2011
Idade : 40
Localização : Salvador
Re: Detalhe completo Toyota RAV4 Preto Eclipse 2014
Parabéns Paulo , é de profissionais assim que nós precisamos , o banco teve um diferença grande em
Joviano Toledo- Curioso em Politriz
- Mensagens : 627
Data de inscrição : 06/06/2014
Idade : 27
Localização : Goiânia
Re: Detalhe completo Toyota RAV4 Preto Eclipse 2014
Ótimo trabalho Paulo. Gostaria muito de poder contar com profissionais como você aqui onde moro.
Grande abraço!
Grande abraço!
A.Viudes- Especialista em Roto Orbital
- Mensagens : 203
Data de inscrição : 24/03/2015
Trabalho finalizado.
Após cerca de 50 horas de trabalho, o RAV4 voltou a exibir seu brilho.
De forma resumida, listo a sequência de procedimentos e os materiais utilizados.
Exterior.
Banho de espuma com Autoamerica Exterme.
Primeira etapa de descontaminação com Iron-Z.
Limpeza de caixas de rodas com Cadillac Desengraxante Limpa Motor e escova para caixa de rodas Kers.
Limpeza de pneus com Mothers Professional All-Purpose Cleaner e escova para caixa de rodas Kers.
Limpeza de rodas com Chemical Guys - Diablo Gel Wheel & Rim Cleaner e escova Carrand Sheep Skin Wheel Cleaner.
Lavagem usando técnica de dois baldes com Ultimate Filter - Separador de Partículas, duas Meguiar's Microfiber Wash Mitt, e Shampoo Autoamerica Extreme.
Segunda etapa de descontaminação com Clay Bar Smooth Surface Meguiar's e Mothers California Gold Showtime.
Avaliação da pintura com a utilização de Microscópio USB 800x.
Spot test com Menzerna FG400 e boina de espuma agressiva branca Menzerna.
Análise dos resultados e constatação de que a combinação não foi satisfatoriamente eficaz.
Após aconselhamento com colegas mais experientes, decidi conversar com o proprietário sobre o procedimento a ser adotado. Por fim, decidiu-se por prosseguir com o processo de correção de pintura ao nível mais rigoroso possível.
Spot test com Boina de Microfibra Kers Super Premium e Menzerna FG400.
Análise dos resultados e constatação de que a combinação foi eficaz.
Primeiro estágio de correção de pintura com a combinação boina de Microfibra Kers Super Premium e Menzerna FG 400.
Segundo estágio de correção de pintura com a combinação boina de espuma laranja agressiva Buff & Shine e Menzerna PF 2500.
Terceiro estágio de correção de pintura com a combinação boina de espuma Waffle azul super macia Buff & Shine e Menzerna SF 4000.
Polimento dos faróis e lanternas com a combinação boina branca de espuma macia 3" Lake Country e PlastX Meguiar's.
Nova lavagem usando técnica de dois baldes com Ultimate Filter - Separador de Partículas, duas Meguiar's Microfiber Wash Mitt, e Shampoo Autoamerica Extreme.
Limpeza da pintura com solução desengraxante LAE-36.
Vitrificação da pintura com VX45.
Limpeza das superfícies plásticas com Mothers Back-to-Black Heavy Duty Trim Cleaner.
Condicionamento das superfícies plásticas com Mothers Back-to-Black Trim & Plastic Restorer.
Proteção das rodas com Meguiar's Ultimate Paste Wax.
Condicionamento dos pneus com Meguiar's Hot Shine Tire Spray.
Interior
Aspiração dos tapetas e carpete.
Aspiração dos bancos com especial atenção ao acúmulo de sujeira nas costuras do couro.
Limpeza das superfícies plásticas do painel e portas com Meguiar's Quick Interior Detailer Cleaner.
Limpeza das superfícies revestidas em couro no volante, no painel, e nas portas com Zymöl Leather Cleaner Spray.
Condicionamento das superfícies plásticas do painel e portas com Meguiar's Natural Shine Protectant.
Condicionamento das superfícies revestidas em couro no volante, no painel, e nas portas com Zymöl Leather Conditioner.
Remoção de manchas no forro do teto com utilização de vapor e Sonax Interior Cleaner.
Limpeza dos bancos com Zymöl Leather Cleaner Spray.
Condicionamento dos bancos com Zymöl Leather Conditioner.
Limpeza das bordas das portas com vapor.
Limpeza dos vidros com vapor.
Seguem imagens do resultado final do tratamento.
Agradeço aos amigos que me orientaram na condução dos trabalhos e as palavras de apreciação.
Um forte abraço!
De forma resumida, listo a sequência de procedimentos e os materiais utilizados.
Exterior.
Banho de espuma com Autoamerica Exterme.
Primeira etapa de descontaminação com Iron-Z.
Limpeza de caixas de rodas com Cadillac Desengraxante Limpa Motor e escova para caixa de rodas Kers.
Limpeza de pneus com Mothers Professional All-Purpose Cleaner e escova para caixa de rodas Kers.
Limpeza de rodas com Chemical Guys - Diablo Gel Wheel & Rim Cleaner e escova Carrand Sheep Skin Wheel Cleaner.
Lavagem usando técnica de dois baldes com Ultimate Filter - Separador de Partículas, duas Meguiar's Microfiber Wash Mitt, e Shampoo Autoamerica Extreme.
Segunda etapa de descontaminação com Clay Bar Smooth Surface Meguiar's e Mothers California Gold Showtime.
Avaliação da pintura com a utilização de Microscópio USB 800x.
Spot test com Menzerna FG400 e boina de espuma agressiva branca Menzerna.
Análise dos resultados e constatação de que a combinação não foi satisfatoriamente eficaz.
Após aconselhamento com colegas mais experientes, decidi conversar com o proprietário sobre o procedimento a ser adotado. Por fim, decidiu-se por prosseguir com o processo de correção de pintura ao nível mais rigoroso possível.
Spot test com Boina de Microfibra Kers Super Premium e Menzerna FG400.
Análise dos resultados e constatação de que a combinação foi eficaz.
Primeiro estágio de correção de pintura com a combinação boina de Microfibra Kers Super Premium e Menzerna FG 400.
Segundo estágio de correção de pintura com a combinação boina de espuma laranja agressiva Buff & Shine e Menzerna PF 2500.
Terceiro estágio de correção de pintura com a combinação boina de espuma Waffle azul super macia Buff & Shine e Menzerna SF 4000.
Polimento dos faróis e lanternas com a combinação boina branca de espuma macia 3" Lake Country e PlastX Meguiar's.
Nova lavagem usando técnica de dois baldes com Ultimate Filter - Separador de Partículas, duas Meguiar's Microfiber Wash Mitt, e Shampoo Autoamerica Extreme.
Limpeza da pintura com solução desengraxante LAE-36.
Vitrificação da pintura com VX45.
Limpeza das superfícies plásticas com Mothers Back-to-Black Heavy Duty Trim Cleaner.
Condicionamento das superfícies plásticas com Mothers Back-to-Black Trim & Plastic Restorer.
Proteção das rodas com Meguiar's Ultimate Paste Wax.
Condicionamento dos pneus com Meguiar's Hot Shine Tire Spray.
Interior
Aspiração dos tapetas e carpete.
Aspiração dos bancos com especial atenção ao acúmulo de sujeira nas costuras do couro.
Limpeza das superfícies plásticas do painel e portas com Meguiar's Quick Interior Detailer Cleaner.
Limpeza das superfícies revestidas em couro no volante, no painel, e nas portas com Zymöl Leather Cleaner Spray.
Condicionamento das superfícies plásticas do painel e portas com Meguiar's Natural Shine Protectant.
Condicionamento das superfícies revestidas em couro no volante, no painel, e nas portas com Zymöl Leather Conditioner.
Remoção de manchas no forro do teto com utilização de vapor e Sonax Interior Cleaner.
Limpeza dos bancos com Zymöl Leather Cleaner Spray.
Condicionamento dos bancos com Zymöl Leather Conditioner.
Limpeza das bordas das portas com vapor.
Limpeza dos vidros com vapor.
Seguem imagens do resultado final do tratamento.
Agradeço aos amigos que me orientaram na condução dos trabalhos e as palavras de apreciação.
Um forte abraço!
Re: Detalhe completo Toyota RAV4 Preto Eclipse 2014
paulopedroso,
Parabéns, Show de bola,
melhor que Zero Km!!!
Só uma pergunta: Condicionou o Motor com o quais produtos?
Abrçs
Parabéns, Show de bola,
melhor que Zero Km!!!
Só uma pergunta: Condicionou o Motor com o quais produtos?
Abrçs
PDetail- Detailer
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Data de inscrição : 24/03/2015
Localização : Sorocaba / SP
Re: Detalhe completo Toyota RAV4 Preto Eclipse 2014
PDetail escreveu:paulopedroso,
Parabéns, Show de bola,
melhor que Zero Km!!!
Só uma pergunta: Condicionou o Motor com o quais produtos?
Abrçs
Plásticos e borrachas foram condicionados com o Back-to-Black Trim and Plastic Restorer.
Re: Detalhe completo Toyota RAV4 Preto Eclipse 2014
Joviano Toledo escreveu:Parabéns Paulo , é de profissionais assim que nós precisamos , o banco teve um diferença grande em
É verdade, Joviano. A combinação de imensa quantidade de partículas contaminantes suspensas no ar, e suor e oleosidade do corpo acaba deixando bancos de couro com aparência muito desagradável. É aí que se confirma o benefício obtido ao utilizarmos produtos de qualidade como o Zymol Leather Cleaner e o Leather Conditioner.
Um forte abraço.
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