Gol Bola
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Lorenzom
Lil
trimmador
Japz
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Gol Bola
Boa tarde à todos...
Nem só de detail nós vivemos. Infelizmente ainda existem situações em que temos que nos "prostituir" e atender às exigências do grande público e oferecer serviços mais simples, porém de qualidade.
A idéia em fazer esse carro, que é de meu amigo, é justamente ter uma vitrine do que um serviço básico pode ser.
Alguns podem até dizer que o produto não presta, que estou enganando o cliente...
Como eu falei, é um procedimento básico de limpeza do verniz. É um polimento bem suave que não remove todas as imperfeições da pintura, mas já consegue restaurar a aparência do carro à níveis invejáveis por quaisquer lava-rápidos ou funileiros (que prestem serviços de má qualidade).
O veículo em questão é de ano 97, se não me engano. E, apesar de ser um carro com mais de 10 anos, sua pintura estava num estado invejável (comparando à tantos outros carros mais novos que vemos por aí)...
O procedimento adotado para o trabalho foi o de utilizar um produto que conseguisse realizar a remoção de marcas e proporcionar um acabamento satisfatório, aliado à uma boina macia, que proporcionasse um corte leve quando exigida e a remoção de pequenas marcas quando utilizada de maneira mais suave.
Optei então pelo uso do Meguiar's Ultimate Compound, que é um produto para linha hobbysta, mas consegue desempenhar muito bem o papel exigido para ela, além da boina amarela meguiar's e da Roto-Orbital Meguiar's.
Trabalhei cada painel do carro da seguinte maneira:
- Espalhei o produto em velocidade baixa, procurando trabalhar em seções médias (Porta: 2 partes; Capô: 4 partes; Teto: 4 partes, etc)...
- Após espalhar o produto, aumentei a velocidade gradualmente, fazendo o seguinte teste:
- uma parte eu testei com velocidade 4 e 5 e com pressão sobre a boina e passadas com velocidade média;
- uma parte eu testei com velocidade 6, com pouca pressão sobre a boina e passadas lentas;
- Em ambas as etapas, eu ia diminuindo a rotação da Roto-Orbital e com isso aliviando cada vez mais a pressão sobre a boina.
- Limpava a peça e repetia o procedimento em alguns pontos mais críticos.
O acabamento da peça foi esse:
(iluminação tá fraca, eu sei...)
No vídeo, o carro estava somente com o "corte" feito.
Após realizar o procedimento da melhor maneira possível (procurando corrigir o máximo possível com o material disponível), chegou a vez de aplicar o glaze. Utilizei o Brasil's Creme Glaze (CG) e a boina preta LC de 4". Incrível como rende o produto... e além de tudo é muito prático de aplicar e remover.
Usei a MF supreme shine da meguiar's para a remoçao do produto. O Brilho da pintura metalizada saltou aos olhos e aquele aspecto molhado tomou conta de toda a lataria. Algumas marcas mais fundas, que não saíram com o Ultimate Compound, foram bastante amenizadas com o glaze.
Para finalizar, realizei a aplicação da cera Hi-Tech Yellow Wax com a boina preta meguiar's.
Como o meu amigo ia sair de viagem ainda naquele dia, não deu pra fazer fotos do carro ao sol. Assim que ele voltar, vamos fazer umas fotos para mostrar o resultado final.
Críticas são sempre bem vindas!
Abraços!
Nem só de detail nós vivemos. Infelizmente ainda existem situações em que temos que nos "prostituir" e atender às exigências do grande público e oferecer serviços mais simples, porém de qualidade.
A idéia em fazer esse carro, que é de meu amigo, é justamente ter uma vitrine do que um serviço básico pode ser.
Alguns podem até dizer que o produto não presta, que estou enganando o cliente...
Como eu falei, é um procedimento básico de limpeza do verniz. É um polimento bem suave que não remove todas as imperfeições da pintura, mas já consegue restaurar a aparência do carro à níveis invejáveis por quaisquer lava-rápidos ou funileiros (que prestem serviços de má qualidade).
O veículo em questão é de ano 97, se não me engano. E, apesar de ser um carro com mais de 10 anos, sua pintura estava num estado invejável (comparando à tantos outros carros mais novos que vemos por aí)...
O procedimento adotado para o trabalho foi o de utilizar um produto que conseguisse realizar a remoção de marcas e proporcionar um acabamento satisfatório, aliado à uma boina macia, que proporcionasse um corte leve quando exigida e a remoção de pequenas marcas quando utilizada de maneira mais suave.
Optei então pelo uso do Meguiar's Ultimate Compound, que é um produto para linha hobbysta, mas consegue desempenhar muito bem o papel exigido para ela, além da boina amarela meguiar's e da Roto-Orbital Meguiar's.
Trabalhei cada painel do carro da seguinte maneira:
- Espalhei o produto em velocidade baixa, procurando trabalhar em seções médias (Porta: 2 partes; Capô: 4 partes; Teto: 4 partes, etc)...
- Após espalhar o produto, aumentei a velocidade gradualmente, fazendo o seguinte teste:
- uma parte eu testei com velocidade 4 e 5 e com pressão sobre a boina e passadas com velocidade média;
- uma parte eu testei com velocidade 6, com pouca pressão sobre a boina e passadas lentas;
- Em ambas as etapas, eu ia diminuindo a rotação da Roto-Orbital e com isso aliviando cada vez mais a pressão sobre a boina.
- Limpava a peça e repetia o procedimento em alguns pontos mais críticos.
O acabamento da peça foi esse:
(iluminação tá fraca, eu sei...)
No vídeo, o carro estava somente com o "corte" feito.
Após realizar o procedimento da melhor maneira possível (procurando corrigir o máximo possível com o material disponível), chegou a vez de aplicar o glaze. Utilizei o Brasil's Creme Glaze (CG) e a boina preta LC de 4". Incrível como rende o produto... e além de tudo é muito prático de aplicar e remover.
Usei a MF supreme shine da meguiar's para a remoçao do produto. O Brilho da pintura metalizada saltou aos olhos e aquele aspecto molhado tomou conta de toda a lataria. Algumas marcas mais fundas, que não saíram com o Ultimate Compound, foram bastante amenizadas com o glaze.
Para finalizar, realizei a aplicação da cera Hi-Tech Yellow Wax com a boina preta meguiar's.
Como o meu amigo ia sair de viagem ainda naquele dia, não deu pra fazer fotos do carro ao sol. Assim que ele voltar, vamos fazer umas fotos para mostrar o resultado final.
Críticas são sempre bem vindas!
Abraços!
Japz- Lavador de 2 Baldes
- Mensagens : 117
Data de inscrição : 12/01/2011
Re: Gol Bola
HAHAHA... Brasil's Creme Glaze foi f.da...
Japz- Lavador de 2 Baldes
- Mensagens : 117
Data de inscrição : 12/01/2011
Re: Gol Bola
Japz,
Parabéns pelo trabalho.
Que achou da aplicação do UC? Ele seca muito rápido?
abç!
Parabéns pelo trabalho.
Que achou da aplicação do UC? Ele seca muito rápido?
abç!
trimmador- Especialista em Roto Orbital
- Mensagens : 152
Data de inscrição : 02/01/2011
Idade : 46
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Re: Gol Bola
Olha... achei que ele proporciona um tempo razoável para trabalhar... desde que a pintura esteja fria ao toque e que não espalhe num espaço muito grande.
É um produto que tem a tecnologia dos abrasivos que não se quebram, então conseguem obter um nível bastante satisfatório de correção, dependendo da pressão que se coloque na boina.
É um produto que tem a tecnologia dos abrasivos que não se quebram, então conseguem obter um nível bastante satisfatório de correção, dependendo da pressão que se coloque na boina.
Japz- Lavador de 2 Baldes
- Mensagens : 117
Data de inscrição : 12/01/2011
Re: Gol Bola
parabéns pelo trampo
Lil- Detailer
- Mensagens : 1249
Data de inscrição : 24/05/2011
Localização : São Paulo
Re: Gol Bola
ótimo trabalho .... um bom resultado !!
Lorenzom- Guaribador
- Mensagens : 35
Data de inscrição : 22/08/2011
Localização : Curitiba
Re: Gol Bola
Japz, tava bem baleado o carro né?
Eu queria agradecer a detalhada explicação dos materiais e processo. Isso ajuda a gente a entender como as coisas funcionam e enriquecem muito a observação da gente!! Muito bacana mesmo!
Sobre "enganar o cliente", eu sou da opinião de que é ele que escolhe o tipo de trabalho que quer no carro. Mesmo que seja um "simples polimento" estou certo de que em suas mãos, o carro vai sair bom, como saiu. O hobista pode se dar ao luxo de só fazer o que quer e prá quem quer. Já o profissional, tem que atender as demandas do cliente.
É claro que uma pessoa como você tem persuasão suficiente para convencer o clientente do que é melhor para ele mas nem sempre a gente consegue. O resto é preconceito.....
Um abração e obrigado pelas dicas˜
Ari
Eu queria agradecer a detalhada explicação dos materiais e processo. Isso ajuda a gente a entender como as coisas funcionam e enriquecem muito a observação da gente!! Muito bacana mesmo!
Sobre "enganar o cliente", eu sou da opinião de que é ele que escolhe o tipo de trabalho que quer no carro. Mesmo que seja um "simples polimento" estou certo de que em suas mãos, o carro vai sair bom, como saiu. O hobista pode se dar ao luxo de só fazer o que quer e prá quem quer. Já o profissional, tem que atender as demandas do cliente.
É claro que uma pessoa como você tem persuasão suficiente para convencer o clientente do que é melhor para ele mas nem sempre a gente consegue. O resto é preconceito.....
Um abração e obrigado pelas dicas˜
Ari
Ari Cunha- Semi-Detailer
- Mensagens : 778
Data de inscrição : 04/07/2011
Idade : 71
Localização : Brasília
Re: Gol Bola
É, ficou bom mesmo. E com um universo de produtos/equipamentos relativamente pequeno e simples
.
cada vez me convenço mais de que o maior/melhor resultado do trabalho depende mais da competência do profissional do que do produto usado (guardadas as devidas proporções, é claro).
.
Parabéns
.
Francisco Vianna
.
cada vez me convenço mais de que o maior/melhor resultado do trabalho depende mais da competência do profissional do que do produto usado (guardadas as devidas proporções, é claro).
.
Parabéns
.
Francisco Vianna
fcovianna- Especialista em Roto Orbital
- Mensagens : 344
Data de inscrição : 14/04/2011
Idade : 61
Localização : Rio de Janeiro - Brasil
Re: Gol Bola
Isso que vc fez é o que eu ofereço ao cliente como:"polimento comercial",,,qdo o cliente só quer dar um "tapa", um brilho....
logicamente explico que esse tipo de polimento não removera a maioria dos defeitos...
e digo mais,esse tipo de cliente é o que mais aparece!!!
não tem essa de enganar,antes de fazer o serviço,explico detalhadamente o que vou fazer,cabe a ele decidir!
logicamente explico que esse tipo de polimento não removera a maioria dos defeitos...
e digo mais,esse tipo de cliente é o que mais aparece!!!
não tem essa de enganar,antes de fazer o serviço,explico detalhadamente o que vou fazer,cabe a ele decidir!
andreOurinhense- Aspirante a Detailer
- Mensagens : 450
Data de inscrição : 10/10/2010
Re: Gol Bola
andreOurinhense escreveu:Isso que vc fez é o que eu ofereço ao cliente como:"polimento comercial",,,qdo o cliente só quer dar um "tapa", um brilho....
logicamente explico que esse tipo de polimento não removera a maioria dos defeitos...
e digo mais,esse tipo de cliente é o que mais aparece!!!
não tem essa de enganar,antes de fazer o serviço,explico detalhadamente o que vou fazer,cabe a ele decidir!
André
Concordo com vc. A primeira coisa que vem na cabeça do cliente é o bolso. Se puder ter um tapa por um preço em conta, é o que ele vai escolher. Mas o legal é que a cultura do detalhe está se espalhando cada vez mais rápido.
trimmador- Especialista em Roto Orbital
- Mensagens : 152
Data de inscrição : 02/01/2011
Idade : 46
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Re: Gol Bola
Hoje eu dei uma olhada no carro... tá todo sujo. pegou mta chuva na pista...
Bom... pelo que vi, com uma iluminação mais decente, o carro ainda apresenta swirls. BEM MENOS do que tinha antes, mas tem.
Amanhã vamos dar um pega no carro pra ver como está e fazer umas fotos decentes...
A propósito.. acabou de entrar uma hornet bronze aqui. Alguém tem alguma sujestão?
Bom... pelo que vi, com uma iluminação mais decente, o carro ainda apresenta swirls. BEM MENOS do que tinha antes, mas tem.
Amanhã vamos dar um pega no carro pra ver como está e fazer umas fotos decentes...
A propósito.. acabou de entrar uma hornet bronze aqui. Alguém tem alguma sujestão?
Japz- Lavador de 2 Baldes
- Mensagens : 117
Data de inscrição : 12/01/2011
Re: Gol Bola
Japz, se o gol fosse preto como voce faria este polimento de uma unica etapa , usaria o M105 mesmo ? O glaze tem algum poder de mascaramento ?
Abraço
Abraço
tulio- Detailer
- Mensagens : 1567
Data de inscrição : 20/05/2010
Idade : 49
Localização : Santa Catarina
Re: Gol Bola
Tulio, eu usei esse mesmo produto em meu Polo recentemente.
Como sabe, eu fiz um polimento mais elaborado em fevereiro... e como ele já estava com algumas marquinhas, eu resolvi testar esse combo.
Para efeitos de manutenção, esse combo é mais do que suficiente.
Se tivesse disponível o 205 e o 105, com certeza optaria por eles...
Se bem que até dá para usar o 205 para finalizar o que o UC deixa pra trás... (usei esse combo no começo dos meus trabalhos)...
Abrassss
Como sabe, eu fiz um polimento mais elaborado em fevereiro... e como ele já estava com algumas marquinhas, eu resolvi testar esse combo.
Para efeitos de manutenção, esse combo é mais do que suficiente.
Se tivesse disponível o 205 e o 105, com certeza optaria por eles...
Se bem que até dá para usar o 205 para finalizar o que o UC deixa pra trás... (usei esse combo no começo dos meus trabalhos)...
Abrassss
Japz- Lavador de 2 Baldes
- Mensagens : 117
Data de inscrição : 12/01/2011
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