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Mensagem por rodrigogsi Qui 25 Out 2012, 19:05

Moçada, lhes apresento um mini polimento técnico (já maquinado xD e com boa empunhadura da politriz) que fiz em uma área de "difícil acesso" quando repintei a peça.
Trata-se da parte logo à frente da grade do parachoque, para a qual eu não tinha ângulo correto no momento da aplicação
da tinta. Bom, a superfície apresentava um excesso de casca de laranja. Na aplicação, dei uma demão a mais de tinta nessa área para posterior correção sem problemas.

Essa área serviu para um mini tutorial sobre polimento técnico, o qual apresento no meu canal no youtube
(https://www.youtube.com/user/rodrigogsi perdoem qualquer gafia).

Vamos ao setup:
Lixa d'água p2000;
Lixa d'água p2500;
Taco macio
Algodão para polimento;
Micro fibras;
Boina média LC 6;
Boina macia LC 6;
NSWAX Polidor extra forte;
NSWAX Lustrador universal;
PLC Lincoln;
Desengraxante;
NSWAX Paste Wax
EPIs;

Já passaram-se 3 meses da repintura da peça, portanto aproveitei para, após a limpeza, encera-la.
Não tenho fotos do antes pessoal, mas tem em meu primeiro vídeo da série no youtube.

Após corte cruzado com lixa (notem que mesmo sem o polimento podemos ver o reflexo que será obtido):
Correção em Repintura (excesso de casca de laranja PU) - Polimento + Selante + Cera DSCF0354
Correção em Repintura (excesso de casca de laranja PU) - Polimento + Selante + Cera DSCF0351

Após o final do processo, já com selante e cera:

Correção em Repintura (excesso de casca de laranja PU) - Polimento + Selante + Cera DSCF0361
Correção em Repintura (excesso de casca de laranja PU) - Polimento + Selante + Cera DSCF0362
Correção em Repintura (excesso de casca de laranja PU) - Polimento + Selante + Cera DSCF0360

Eu fiz o corte muito longe da borda.Dá para notar que a área isolada foi maior do que deveria Smile.
Terei que fazer um novo lixamento na área, isolando uma distância menor da curvinha do parachoque.

Bom, como meu foco foram os vídeos, só ficaram essas poucas fotos.

Um Abraço! Correção em Repintura (excesso de casca de laranja PU) - Polimento + Selante + Cera 685641
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Correção em Repintura (excesso de casca de laranja PU) - Polimento + Selante + Cera Empty Re: Correção em Repintura (excesso de casca de laranja PU) - Polimento + Selante + Cera

Mensagem por stuhamm Qui 25 Out 2012, 19:40

*-*

Aparentemente ficou show.

Cade as fotos inteiras do gsi?
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Mensagem por DJZ Qui 25 Out 2012, 20:26

Posta as fotos do carro inteiro pra gente Rodrigo. Parece ter ficado show demais. Sem contar que um GSI conservado é muito bonito e raro. Aqui em minha cidade tem dois da mesma cor que esse seu. Pena não serem bem cuidados. No mais belo trabalho, parece ter ficado show demais.Abraço. blza
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Correção em Repintura (excesso de casca de laranja PU) - Polimento + Selante + Cera Empty Re: Correção em Repintura (excesso de casca de laranja PU) - Polimento + Selante + Cera

Mensagem por rodrigogsi Sex 26 Out 2012, 07:42

Obrigado moçada! Vindo de vcs eu sei que realmente ficou legal o trabalho..hehehehe

Então, eu estou esperando um tempo livre para fazer o primeiro "detail" na pintura dele. Tem alguns swirls leves. Estou querendo fazer um lustro rápido e aplicação do PLC nele inteiro. Atualmente está só encerado hehehehe. Esse carro é difícil de encontrar um bem cuidado mesmo, normalmente a mulecada pega e surra o carro. Eu peguei ele com 19 anos, nunca surrei esse carro, porém, assim como a maioria deles, ele já foi meio surrado no passado. Na época era o melhor que eu tinha visto..uiehuiehuiehuie.

No mais agente vai conservando, ajeitando o que tem que ajeitar e assim vai. Minha idéia é desmontar totalmente o carro e restaurar por inteiro daqui a uns 3~5 anos, com calma e paciência, coisa que vai me comer muito tempo e algum dinheiro também.

Vou providenciar umas fotos moçada! Forte abraço!
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Mensagem por lucbc Sex 26 Out 2012, 08:26

Sou outro que acho esse carro bonito e que também tá louco pra ver ele inteiro!!!

pelas fotos que vc posta parece muito bem cuidado e com esse tratamento de correção das pequenas imperfeiçoes então... nem se fala.


parabéns muito bom!! vc pensou em retirar o parachoque do lugar para fazer isso?

abraço!
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Correção em Repintura (excesso de casca de laranja PU) - Polimento + Selante + Cera Empty Re: Correção em Repintura (excesso de casca de laranja PU) - Polimento + Selante + Cera

Mensagem por rodrigogsi Sex 26 Out 2012, 08:48

Fala lucbc! Obrigado amigo!

Realmente o carro está legal, sempre fui muito chato com relação à pintura dele, não que seja relaxado com o resto, muito pelo contrário, mas com relação à pintura eu sempre fui muito atento. Logo eu posto um apanhadão geral do estado dele atualmente. Smile.

Para o polimento não, devido ao fato de que esse local é até tranquilo de fazer sem remover ele, porém para a pintura e todo o resto ele foi retirado sim. Mas para qualquer trabalho de polimento que envolva ele inteiro, inclusive aplicação do selante, com certeza deve-se ponderar a remoção dele do carango, visto que fica muito mais fácil de trabalhar nele em uma bancada, tanto o dianteiro como o traseiro. O ideal seria também remover a grade dele, coisa que eu também não fiz. Nessa área em especifico existem 2 pontos que me fazem crer que com ele fora do carro fique ruim de polir:

- A peça ficará deitada (no meu caso obrigatóriamente), consequentemente teremos que empunhar a máquina lateralmente, e sem sombra de dúvidas perderemos um pouco da visão e controle sobre a correta posição da boina em relação a superficie, porque tem a parte de cima do parachoque que vai logo abaixo do capo que atrapalhará o trabalho com ela deitada.

- Talvez exista alguma tripidação da peça quando em bancada, especialmente se feita com a roto orbital.

Por esses pontos, acredito que em alguns locais ela deva ser realmente corrigida no carro, e não em bancada.

Forte abraço!
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Correção em Repintura (excesso de casca de laranja PU) - Polimento + Selante + Cera Empty Re: Correção em Repintura (excesso de casca de laranja PU) - Polimento + Selante + Cera

Mensagem por rodrigogsi Sex 26 Out 2012, 09:03

stuhamm escreveu:*-*

Aparentemente ficou show.

Cade as fotos inteiras do gsi?

O seu é muito mais raro que o meu em stuhamm! também queremos fotos! Very Happy Não falei anteriormente mas estou enfatizando agora!

Abs!
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Mensagem por Ronaldo Sex 26 Out 2012, 11:13

Voltou a brilhar uniforme, casca de laranja é um pepino para polir, no seu caso vc sabia qual verniz e quanto foi aplicado, no dia a dia tenho evitado, pois a um grande risco de dar problema, parabéns, ficou show. Politriz
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Mensagem por rodrigogsi Sex 26 Out 2012, 12:27

E aí Ronaldo! Obrigado meu amigo!

Então, realmente a prática com repintura ajuda em muitos aspectos. Existem locais de dificil acesso para aplicação da tinta com a pistola, portanto existem locais onde a casca de laranja em excesso é inevitável. Como dito, como eu mesmo repintei a peça, sabia ao certo o quanto de material eu tinha disponível como margem para polimento. Lixamento é sempre algo muito crítico e deve ser utilizado com muita cautela. Com relação à trabalhos onde devemos remover e tratar a casca de laranja, o que devemos sempre ter em mente é se esse padrão está presente em excesso na superficie ou se é algo inerente à peça em que o acabamento foi aplicado.

São N macetes para tentar identificar com exatidão aonde está o defeito e etc...hehehehe...algo realmente extenso e detalhado.

Por padrão, nos frisos e saias eu dei uma demão a mais de tinta, para ter boa margem para polimento posterior a aplicação, bem como obedeci a risca o mecanismo de aplicação da tinta para não ter nenhuma necessidade de polimento após a aplicação, somente em caso de alguma sujidade que tenha se depositado entre uma demão e outra. Como utilizo capa, os micro riscos sempre acontecem, e preto é fogo...hehehehe

Forte abraço amigo!
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Mensagem por vellani Sex 26 Out 2012, 14:35

Que beleza hein Rodrigo. Parabéns, estou vendo que já se adaptou a politriz.

Agora uma dúvida, o PU dessa peça do seu Kadett é com verniz ou sem??

Estou em um processo semelhante. Estou corrigindo um fusca, já fiz o capo dianteiro, mas ainda falta o teto!!

Tive o mesmo problema que vc teve. Fiz o mascaramento das quinas para evitar problemas no lixamento, mas ficou uma borda larga, onde estava aplicada a fita, que permaneceram as cascas de laranja. Preciso dar uma corrigida porque ficou esquisito!!

Outra coisa onde eu errei foi no setup. Eu usei a boina Ninja e para compensar sua menor agressividade usei o mega forte da Lincoln. Acontece que a tinta do fusca é PU sem verniz e o Mega é recomendado para verniz alto sólido. O que aconteceu é que o Mega emplastou demais, fiz várias limpezas da peça, com dificudade, pois não saía o produto. Ficava tudo embaçado e foi muito difícil verificar se as marcas do lixamento tinham sido eliminadas. O resultado é que nem todas elas foram eliminadas...

Nesse sentido, eu venho pedir a sua ajuda, do Daniel DVK e dos demais que manjam de pintura para abrirmos um tópico sobre os tipos de pintura e os melhores setups. Isso é uma caixa preta, Na década de 70 os carros eram pintados com laca nitrocelulose (duco), depois na década de 80 os carros eram pintados com três opções de tinta: Laca nitrocelulose, Laca Acrílica e Esmalte sintético. Agora nos mais modernos ou é o PU ou Poliéster!!

Não acho que o setup se comporte da mesma forma em todos esses tipos de pintura... O PU sem verniz parece poroso e emplasta muito o produto. Pior que eu descobri da pior forma possível...

O que acham de abrirmos um tópico Tipos de pintura x setup??

Por favor, falem um pouco sobre as diferenças das pinturas.

Agradeço desde já.

Abraços.
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Mensagem por rodrigogsi Sex 26 Out 2012, 15:08

Fala vellani!

Via de regra, ela empastou na pintura com textura OK ou tem casca de laranja em excesso e você está corrigindo somente na máquina?

Você sabe e tem acesso com precisão sobre o mecanismo de aplicação da tinta e quanto tempo faz que foi aplicada? Existem algumas possibilidades para isso acontecer sem ser relacionado ao setup.

Tinta PU é sem verniz, não tem necessidade nenhuma de aplicação do verniz a não ser para "embolar o meio de campo". O que se faz, naturalmente, é dar uma ou 2 demão extras de tinta, porém espaçando o tempo entre as demãos para dar tempo de flash no solvente. Via de regra, 5 é exagero, e 4 é algo aceitável. Alto sólido = PU, sempre, portanto a composição do verniz e da tinta é totalmente semelhante, salvo pelo fato de que a tinta possui pigmentação (à grosso modo). Outro ponto que dá maior rigidez ao filme é a relação entre produto X catalisador. A maioria dos fabricantes possuí 2 ou mais maneiras de catalise, adequadas à diversos tipos de serviço. Basicamente temos: Uma relação que deixa o acabamento mais maleável e outra que deixa ele mais rigido e resistente à intempéries. Exemplo de uso: Mais maleável em conjunto com aditivo flexibilizante nos parachoques. Mais rigido no capo e teto, para dar mais resistência. Isso são informações com base nos fabricantes e podem variar.

Via de regra o PU é mais rigido, e além disso, existem as diferenças entre as catalises e ainda existem também as diferenças entre a "quimica" dos fabricantes. Por isso a resistência varia de marca para marca e de aplicação para aplicação. O duco normalmente é uma tinta fácil de aplicar, de baixo poder de cobertura e seca muito rápido. Exige verniz e tem uma resistência baixa. Exige aplicação de verniz e não sei se é compatível com verniz PU. Por ter baixa cobertura, normalmente é necessário 2x a mais de demãos se comparada a um acabamento poliester / PU, por ter 50% de solvente imbutido na aplicação. O esmalte é aquele problema: Cura lenta pra caramba! É uma tinta que não aceita retoque, por arrepiar com solventes, consequentemente não tem como retocar porque o solvente contido na aplicação vai soltar ela da superficie. Tintas sem catalisador são vulneráveis. Podem ver um tom fosco em duco / poliester e sem verniz fosco por cima fazendo o seguinte teste: Passe thiner para esmalte / duco sobre a área, você notará que saíra tinta no pano, ao contrário dos acabamentos com verniz em especial verniz pu. Até mesmo com desengraxante é fácil a tinta soltar, especialmente o duco.

Agora com relação ao polimento: Eu fiz lixamento e polimento das peças com 72hrs / 96hrs com cura ao ar, e, via de regra, com massa de polir era para empastar tudo se fosse levar em conta sua observação, e não foi o que ocorreu. A única coisa que devemos tomar cuidado é o de não selar a peça antes dos 45 dias (2 meses com folga). Talvez o composto que você utilize seja muito seco para a boina. Eu tenho essa boina e fiz utilização dela com massa, ela tem tendência a empastar e empelotar, porém é massa né...não dá pra comparar. Isso pode estar fazendo o produto secar na superfície antes de sua ação completa. Se você tiver removendo casca com a máquina, aí ela pode estar empastando por entrar nos canais da própria casca de laranja.

Com base nas suas repostas eu posso me aprofundar um pouco e tentar dar uns palpites sobre como você pode melhorar isso...hehehehe.

Forte abraço! Espero ter sido claro na basicidade da coisa Wink.
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Correção em Repintura (excesso de casca de laranja PU) - Polimento + Selante + Cera Empty Re: Correção em Repintura (excesso de casca de laranja PU) - Polimento + Selante + Cera

Mensagem por rodrigogsi Sex 26 Out 2012, 15:20

P.S. Com relação as bordas eu vou fazer manualmente, com massa + lustrador.

Com relação ao setup de produtos X tinta, o ideal é sempre utilizar boinas mais agressivas e compostos mais fortes em verniz PU. Se a tinta estiver fresca, utilize mecanismos menos agressivos para não remover em excesso o acabamento. Ex: Boina média em conjunto com composto médio ao invez de combo agressivo.

Em esmalte e verniz não sendo ele PU, utilize combos mais brandos de média abrasividade.

Esse parachoque tinha um acabamento que parecia tinta epoxi de tão duro que era. Não tinha a lixadeira quando fiz ele, sofri para lixar ele na mão! Era repintado porquê tinha um escorrido e a camada de tinta era muito espessa, mas com certeza eu chuto que a proporção de catalisador dele era extremamente alta!
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Mensagem por vellani Sex 26 Out 2012, 16:47

Amigo Rodrigo. Muito Obrigado pela aula sobre pinturas.

Então, esse fusca sofreu uma repintura completa e acredito que já faz um bom tempo, pois ele já estava assim quando foi comprado e o proprietário já tem ele a quase um ano. No geral, o serviço de repintura ficou satisfatório, mas no teto, no capo dianteiro e no capo do motor traseiro ficou um acabamento super áspero. nem pode-se dizer que é uma casca de laranja, está bem pior que isso. Ficou grosseiro e meio fosco, principalmente o teto e capo dianteiro.

Aparentemente, ou houve alguma contaminação no processo de pintura, ou foi aplicada muita tinta, ou o carro não foi corretamente lixado!!

O dono do carro sempre demonstrou insatisfação com a diferença de acabamento do teto e do capo em relação a outras partes do carro e o mesmo já tinha conversado com um amigo dele que havia dito que o polimento não resolveria o problema.

Ele estava para encostar o carro em uma oficina para repintar essas partes, daí eu me propus a tentar resolver. Eu já tinha visto o carro e sabia que não ia adiantar ficar "esfregando" boina de fio naquelas peças, por isso parti para o lixamento...

O lixamento foi muito tranquilo, usei lixa 2000 com taco macio e depois refinei com trizact p3000 no suporte manual. Apesar de ser meu primeiro lixamento, ficou bem uniforme, não tive problemas. Achei que poderia ter lixado até mais, tipo uma 1500 antes, mas não quis arriscar.

Na hora de tirar as marcas de lixa começou o terror, o mega com a boina ninja emplastava muito e embaçava a peça prejudicando a visualização dos resultados. Não dava pra ver direito se as marcas tinham saído 100%. Insisti com cuidado, sem esquentar a peça, mas em determinado local a boina chegou a fazer micro estrias na tinta. Fiquei paralisado!!! Parei tudo!!

Corri a lixa, de leve, no local que estriou e zerou de novo!! Só que daí fiquei com medo, abandonei o mega e comecei a usar o composto polidor. Foi um pouco mais lento para cortar, mas emplastou menos e me deu mais segurança no trabalho. Depois usei uma Megs amarela de espuma com UC e por fim um lustrador 3m com boina preta.
Não zerou todos os micro riscos da ninja, talvez eu devesse ter usado uma roxa da megs antes, mas eu ainda não tenho a boina roxa.

Enfim, foi essa a odisseia!! Só nesse capo dianteiro gastei 4 horas e não ficou 100%.

O dono gostou muito, mas eu sei que não ficou bom...

Domingo agora vou fazer o teto, não vou usar o mega, tentarei o extra forte, ou o proprio polidor lincoln. Espero conseguir bons resultados e não demorar tanto. Quero que sobre um tempo para dar uma refinada nas quinas do capo.

Por falar em quinas, estão bem grossas...Pensei em usar uma borracha escolar, envolver com a lixa e dar uma lixadinha localizada. Ou será que é melhor tentar manual + extra forte em pasta para não ter que correr a boina de fio de novo no capô??

Apesar de já ter recebido muita ajuda de vcs, qualquer dica é bem vinda...rs.

Vou tentar terminar o que comecei, mesmo assumindo um certo risco. Afinal, o dono já estava mesmo quase levando esse fusca para pintar...

Finalizando, muito obrigado pelas dicas, já derrubou a minha impressão de que a tinta sem verniz é mais mole e porosa, mas pelo que vc disse o PU é bem sólido.

Abraços.
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Correção em Repintura (excesso de casca de laranja PU) - Polimento + Selante + Cera Empty Re: Correção em Repintura (excesso de casca de laranja PU) - Polimento + Selante + Cera

Mensagem por Ronaldo Sex 26 Out 2012, 17:18

Vellani, teria como postar algumas fotos do capo e teto, assim ficaria mais fácil te ajudar. abraço
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Correção em Repintura (excesso de casca de laranja PU) - Polimento + Selante + Cera Empty Re: Correção em Repintura (excesso de casca de laranja PU) - Polimento + Selante + Cera

Mensagem por rodrigogsi Sex 26 Out 2012, 17:30

Vellani, vou falar por pontos:

Porosidade: Pode ter sido causada por 2 motivos:
- Overspray em excesso na pintura de alguma parte do veículo, oriundo da pistola de pintura mal regulada, pistola
de alta pressão (60lb) de sucção, antiga porém mais fácil de utilizar para pintura do teto.
- Má aplicação da tinta de maneira empoeirada, como fazemos da base metálica.

Bom, se foi o segundo, a camada deve estar rala mesmo que o pintor tenha dado muitas demãos de tinta. Aí não se deve
polir nada e partir diretamente para o lixamento com lixa 2500 e ver se nivela, se nivelar, tasca 2000 de leve e
faz o acabamento com a 2500. A 2000 é literalmente só para abrir a superficie para corte, sendo assim você pode
cortar suavemente com a 2500 ou trizact em conjunto com abertura pela 2500.
(Ponto para você, fez o processo corretamente cuidado de tudo direitinho)

Muita tinta não foi vellani, senão ela teria alisado e talvez escorrido.

Marcas da boina: Cara, essa superficie abriu brilho legal????? Tu tá utilizando a roto, não está?
Esse comportamento de afundar a superficie em riscos é tipico de algo muito mais instável, como você estar lixando
uma base poliester. Algum erro além da porosidade tem nessas áreas, talvez a catalise não tenha sido obtida com sucesso
na secagem da tinta.

Minha dica é tentar somente abrir o brilho da trizact em um composto polidor leve com boina macia, somente para ver
se o próprio lustro não causa defeito, se causar, essa base está totalmente comprometida meu velho..aí tu está gastando
produtos e tempo a toa..embora consiga algum resultado por um curto período de tempo.

A borracha escolar é perfeita para esses casos! Eu refino essas áreas minuciosas com essa técnica. Se puder,
faça N taquinhos de borracha com chinelo que lhe atendam nesses casos especificos. E o polimento faça manualmente
ou procure polir muito bem localizado, para evitar polir novamente a área já acabada, ainda mais em se tratando
dessa superfície por enquanto "estranha".

Com relação a lixa 1500, ela só cortará mais rápido e deixará riscos mais profundos, unica e exclusivamente.

Poliuretano é bem resistente..posso até fazer o teste em meu próprio carro para vocês verem..passar um pano
embebido em thinner PU e mostrar que sai em um polimento simples..para matar o pu acho que só a epoxi..salvo engano..

Fico novamente no aguardo da resposta!

Cara muito obrigado pelo elogio! Mas to longe de dar aula..isso é apenas hobby...iehiuehieuhieuheiuheiehiu

Forte abraço!
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Correção em Repintura (excesso de casca de laranja PU) - Polimento + Selante + Cera Empty Re: Correção em Repintura (excesso de casca de laranja PU) - Polimento + Selante + Cera

Mensagem por vellani Sex 26 Out 2012, 18:17

Amigos Muito Obrigado.

Logo mais comento melhor...

depois também vou levantar umas fotos do fusca para colocar, daí vai ficar mais fácil. Vou ver se faço isso logo mais, pois tenho as fotos em meu computador..

Rodrigo, Desculpa aí meu amigo, vc abriu o tópico para mostrar o seu trabalho e eu acabei bagunçando com a minha choradeira...rsrsrs.

Se preferir, posso abrir outro para não bagunçar o seu...

Abraço a todos
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Correção em Repintura (excesso de casca de laranja PU) - Polimento + Selante + Cera Empty Re: Correção em Repintura (excesso de casca de laranja PU) - Polimento + Selante + Cera

Mensagem por rodrigogsi Sex 26 Out 2012, 18:32

Vellani, não esquenta a cabeça! A intenção é agente discutir os assuntos!
Vamos nos manter por aqui para não bagunçar com um pedaço aqui e outro lá!
Abraço!
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Correção em Repintura (excesso de casca de laranja PU) - Polimento + Selante + Cera Empty Re: Correção em Repintura (excesso de casca de laranja PU) - Polimento + Selante + Cera

Mensagem por vellani Sex 26 Out 2012, 21:57

Valeu Rodrigo!! blza

Então Rodrigo, depois da maratona, até que abriu brilho sim...
O corte foi feito com rotativa Makita.

Aquele negócio das estrias na pintura, acho que vc tem razão, deve ser algum ponto que não catalisou legal. Não estou querendo tirar meu corpo fora, sou um simples aprendiz e não tenho vergonha de assumir minhas imensas limitações técnicas e de experiência, mas as estrias aconteceram muito localizadas apenas na parte superior direita do capo. O procedimento, correto ou não, foi o mesmo no capo todo e só naquela parte que a boina cavou a tinta...

Aproveitando que estou colocando as fotos, abaixo detalharei mais o setup:
Lixa 2000 + Taco Macio;
Trizact p3000 + Suporte manual;
Boina Ninja + Mega forte (em uma parte, pois depois que emplastou muito eu parei de usar o mega e fui para o composto polidor) Politriz Makita 9227c
Boina amarela megs + UC na Roto Kers
Boina preta + Lustrador 3m na Roto Kers

Agora as fotos... Desculpem a falta de qualidade e de angulo correto!!
Como detailer aprendiz eu tento me virar, mas como fotografo não tem jeito mesmo, sou muito ruim... Embarassed

Foto do teto do carro. Apesar de eu não ter conseguido um bom angulo e nitidez para a foto, já dá pra perceber que a pintura está muito áspera:
Correção em Repintura (excesso de casca de laranja PU) - Polimento + Selante + Cera Fuscatetoantes2

Foto do capo antes do trabalho, super casca de laranja!!
Correção em Repintura (excesso de casca de laranja PU) - Polimento + Selante + Cera Fuscacapoantes2

Foto do lixamento. As quinas que ficaram cobertas com a fita precisarão ser refinadas, pois ficaram muito diferentes em relação a parte que foi lixada e polida:
Correção em Repintura (excesso de casca de laranja PU) - Polimento + Selante + Cera Fuscalixamento2

Uma foto do capo terminado. Um lixo de foto, eu deveria ter tirado a foto mais aberta. De qualquer forma, melhorou bastante, mas foi muito trabalhoso e não ficou 100%. Ainda tem alguns defeitinhos, umas marquinhas de lixa, etc.
Correção em Repintura (excesso de casca de laranja PU) - Polimento + Selante + Cera Fuscaresultado1

É isso aí pessoal. Nesse fds tentarei fazer o teto e quem sabe dar uma acertada melhor nos defeitos do capô. Pelo menos no teto não tem essas benditas quinas...

Mais uma vez, obrigado pela força!!

Abraços

vellani
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Correção em Repintura (excesso de casca de laranja PU) - Polimento + Selante + Cera Empty Re: Correção em Repintura (excesso de casca de laranja PU) - Polimento + Selante + Cera

Mensagem por ivan curi Sex 26 Out 2012, 22:50

vellani escreveu:Valeu Rodrigo!! blza

Então Rodrigo, depois da maratona, até que abriu brilho sim...
O corte foi feito com rotativa Makita.

Aquele negócio das estrias na pintura, acho que vc tem razão, deve ser algum ponto que não catalisou legal. Não estou querendo tirar meu corpo fora, sou um simples aprendiz e não tenho vergonha de assumir minhas imensas limitações técnicas e de experiência, mas as estrias aconteceram muito localizadas apenas na parte superior direita do capo. O procedimento, correto ou não, foi o mesmo no capo todo e só naquela parte que a boina cavou a tinta...

Aproveitando que estou colocando as fotos, abaixo detalharei mais o setup:
Lixa 2000 + Taco Macio;
Trizact p3000 + Suporte manual;
Boina Ninja + Mega forte (em uma parte, pois depois que emplastou muito eu parei de usar o mega e fui para o composto polidor) Politriz Makita 9227c
Boina amarela megs + UC na Roto Kers
Boina preta + Lustrador 3m na Roto Kers

Agora as fotos... Desculpem a falta de qualidade e de angulo correto!!
Como detailer aprendiz eu tento me virar, mas como fotografo não tem jeito mesmo, sou muito ruim... Embarassed

Foto do teto do carro. Apesar de eu não ter conseguido um bom angulo e nitidez para a foto, já dá pra perceber que a pintura está muito áspera:
Correção em Repintura (excesso de casca de laranja PU) - Polimento + Selante + Cera Fuscatetoantes2

Foto do capo antes do trabalho, super casca de laranja!!
Correção em Repintura (excesso de casca de laranja PU) - Polimento + Selante + Cera Fuscacapoantes2

Foto do lixamento. As quinas que ficaram cobertas com a fita precisarão ser refinadas, pois ficaram muito diferentes em relação a parte que foi lixada e polida:
Correção em Repintura (excesso de casca de laranja PU) - Polimento + Selante + Cera Fuscalixamento2

Uma foto do capo terminado. Um lixo de foto, eu deveria ter tirado a foto mais aberta. De qualquer forma, melhorou bastante, mas foi muito trabalhoso e não ficou 100%. Ainda tem alguns defeitinhos, umas marquinhas de lixa, etc.
Correção em Repintura (excesso de casca de laranja PU) - Polimento + Selante + Cera Fuscaresultado1

É isso aí pessoal. Nesse fds tentarei fazer o teto e quem sabe dar uma acertada melhor nos defeitos do capô. Pelo menos no teto não tem essas benditas quinas...

Mais uma vez, obrigado pela força!!

Abraços


Ola amigo sem querer me intrometer ja me intrometendo, poruqe não usa a rotativa com lixa abralon 2000 + polidor liconl superforte ou megaforte. Tenho um tópico aqui sobre isto de uma olha a nos resultados. Abraços e sucesso, pois a coisa esta feia por ai heim, vai dar um belo trabalhinho mas o resultado final terá valido à pena.
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Mensagem por rodrigogsi Sáb 27 Out 2012, 11:49

Vellani, essas estrias mais fortes, podem ser de má preparação da superfície. Você consegue tirar uma foto macro desses locais?
Se a pessoa que repintou aplicou o fundo sobre uma superfície com algum rachado sem tê-lo eliminado por completo, essa área vai aparecer posteriormente no acabamento final, não sendo possível corrigir no polimento. Realmente a pintura ficou bem ruim cara, casca de laranja em excesso mesmo, mais próximo de empoeirado do que casca de laranja.
Complicado para tratar, visto que aparentemente essa base está comprometida..quando fizer os testes com a boina macia + composto polidor suave me avisa se ela está causando hologramas ou não.
P.S. Essa foto do teto parece não ter brilho, é realmente isso? Parece ser uma base meio queimada ou algo do gênero. Quando você lixou, saiu da cor do carro a água? Será que isso é PU mesmo?
Abraço!
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Correção em Repintura (excesso de casca de laranja PU) - Polimento + Selante + Cera Empty Re: Correção em Repintura (excesso de casca de laranja PU) - Polimento + Selante + Cera

Mensagem por vellani Sáb 27 Out 2012, 14:29

ivan curi escreveu:
Ola amigo sem querer me intrometer ja me intrometendo, poruqe não usa a rotativa com lixa abralon 2000 + polidor liconl superforte ou megaforte. Tenho um tópico aqui sobre isto de uma olha a nos resultados. Abraços e sucesso, pois a coisa esta feia por ai heim, vai dar um belo trabalhinho mas o resultado final terá valido à pena.

Valeu Ivan, vou dar uma olhada no seu tópico, mas o setup que usei foi até semelhante, só não usei a abralon, usei lixas 3M.

Abraço.
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Correção em Repintura (excesso de casca de laranja PU) - Polimento + Selante + Cera Empty Re: Correção em Repintura (excesso de casca de laranja PU) - Polimento + Selante + Cera

Mensagem por vellani Sáb 27 Out 2012, 14:44

rodrigogsi escreveu:Vellani, essas estrias mais fortes, podem ser de má preparação da superfície. Você consegue tirar uma foto macro desses locais?
Se a pessoa que repintou aplicou o fundo sobre uma superfície com algum rachado sem tê-lo eliminado por completo, essa área vai aparecer posteriormente no acabamento final, não sendo possível corrigir no polimento. Realmente a pintura ficou bem ruim cara, casca de laranja em excesso mesmo, mais próximo de empoeirado do que casca de laranja.
Complicado para tratar, visto que aparentemente essa base está comprometida..quando fizer os testes com a boina macia + composto polidor suave me avisa se ela está causando hologramas ou não.
P.S. Essa foto do teto parece não ter brilho, é realmente isso? Parece ser uma base meio queimada ou algo do gênero. Quando você lixou, saiu da cor do carro a água? Será que isso é PU mesmo?
Abraço!

Rodrigão.

As fotos das estrias eu não tenho. Sou muito atento quando estou mexendo nos carros dos outros e logo que eu vi que começou a cavar a tinta em um pequeno pedaço eu parei imediatamente. Corri a lixa e resolveu, daí voltei com a politriz no local, mas aliviando bem só para tirar o fosco da lixa. Tirei todo o peso da politriz compensando com o meu corpo.

É tá feio mesmo. O teto tá fosco e parece até que tem também uns "pés de galinha".

Ah!! e quando lixei o capo saiu tinta sim, manchou toda a garagem. Também manchou de azul a ninja e a megs de espuma. A megs amarela reagiu com o azul e ficou verde...rs um barato!! Ficou engraçada... a primeira boina verde da Meguiars...rs.

Agora já limpei tudo, só ficou um leve azuladinho na ninja.

Bem meus amigos, amanhã vou votar logo cedo e depois vou mexer novamente no fusca. Vamos ver se consigo dar uma melhorada nesse teto e também vou tentar fazer umas fotos decentes....rs.

Abraços.
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Correção em Repintura (excesso de casca de laranja PU) - Polimento + Selante + Cera Empty Re: Correção em Repintura (excesso de casca de laranja PU) - Polimento + Selante + Cera

Mensagem por ivan curi Sáb 27 Out 2012, 15:36

Ok amigão estou às ordens. Disponha sempre
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Mensagem por rodrigogsi Sáb 27 Out 2012, 17:42

Vellani, sinto lhe informar, mas tente amenizar seu trabalho no lustro e deixe para traz o resto pois tu vai retirar toda a tinta do carro.
Se manchou a boina e não era resto de tinta lixada, o que dúvido que fosse, é falta de catalisador nessa tinta. Se é PU só pode ser falta de catalisador, erro na mistura. Pelo fosqueamento do teto eu tive impressão de algum erro já de cara, pois nem tinta e nem verniz PU fosqueia desse geito sem um motivo forte para tal.
Infelizmente, todo esse seu trabalho está com os dias contados..
Pelo menos por toda a nossa discussão é o palpite mais correto ao meu ver.
Por fim, tente passar um pano embebido com thiner para laca nitro / esmalte ou com desengraxante e veja se agride a pintura, um pano branco, esfregue em uma das quininhas que você ainda irá dar um trato.
Pé de galinha é má preparação de superfície ou erro no fundo e alguma chance de erro na tinta.
Forte abraço!
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Correção em Repintura (excesso de casca de laranja PU) - Polimento + Selante + Cera Empty Re: Correção em Repintura (excesso de casca de laranja PU) - Polimento + Selante + Cera

Mensagem por vellani Sáb 27 Out 2012, 21:28

Obrigado Rodrigo.

Realmente, os resíduos nas boinas não foram do lixamento, pois eu limpei tudo depois do lixamento.

Eu acho que vc tem razão, houve alguma falha no processo de pintura desse carro. Bom, sabendo disso vou tentar fazer o melhor que eu puder, mas se não ficar ok não vou ficar insistindo muito.

Vou tirar umas fotos e na semana que vem coloco aqui. vamos ver se pelo menos dá uma melhorada...

Obrigado.

Abração.
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Correção em Repintura (excesso de casca de laranja PU) - Polimento + Selante + Cera Empty Re: Correção em Repintura (excesso de casca de laranja PU) - Polimento + Selante + Cera

Mensagem por rodrigogsi Dom 28 Out 2012, 17:29

Bah Vellani! Que zica..esse fosqueamento do teto em tom pu possivelmente é o erro do catalisador mesmo..
Estou fazendo alguns estudos com relação a isso e tenho praticamente certeza que é o mesmo erro (ou até pior) que ocorreu na minha porta quando pintaram.
Bom, com certeza o retorno que você dará ao seu cliente vai agregar valor ao seu trabalho Smile.
Forte abraço e aguardo as fotos.
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