Detail Brasil
Já é membro cadastrado? Não?

1. Registre-se

2. Faça sua apresentação no tópico "Censo Detail Brasil - Apresentação de novos usuarios do forum!"

3. Após a apresentação, você passará pela analise do administrador e poderá desfrutar de todos os conteúdos presentes na DetailBrasil.net

Participe do fórum, é rápido e fácil

Detail Brasil
Já é membro cadastrado? Não?

1. Registre-se

2. Faça sua apresentação no tópico "Censo Detail Brasil - Apresentação de novos usuarios do forum!"

3. Após a apresentação, você passará pela analise do administrador e poderá desfrutar de todos os conteúdos presentes na DetailBrasil.net
Detail Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 

 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» Land Rover - Discovery 4 - 2014 [1Z+M#26+Griot´s Leather Care]
GM CAMARO SS 2011 - Polimento / Polimento do Display Painel Central [Dodo Juice Orange Crush, Menzerna Products, Rupes, Flex] - Página 2 EmptySex 17 Nov 2017, 11:59 por Joviano Toledo

» BMW X6 - Polimento [2 etapas]
GM CAMARO SS 2011 - Polimento / Polimento do Display Painel Central [Dodo Juice Orange Crush, Menzerna Products, Rupes, Flex] - Página 2 EmptyTer 17 Out 2017, 11:45 por Pig shine

» RANGE ROVER SPORT HSE SD-V6 2014 - Polimento Standard [Sonax Perfect Finish, Collinite 915 Marque D'elegance]
GM CAMARO SS 2011 - Polimento / Polimento do Display Painel Central [Dodo Juice Orange Crush, Menzerna Products, Rupes, Flex] - Página 2 EmptySeg 11 Set 2017, 11:08 por Salo87

» Mercedes Benz ML-350 2013, Fiat 500 2013 - Limpeza de pintura, Limpeza e Condicionamento do Interior [Auto-Finesse, Dodo Juice, Jeffs Werkstat, Rupes LHR15]
GM CAMARO SS 2011 - Polimento / Polimento do Display Painel Central [Dodo Juice Orange Crush, Menzerna Products, Rupes, Flex] - Página 2 EmptyTer 05 Set 2017, 02:50 por patrik2007

» Jetta Mk5 2009 - Azul Shadow
GM CAMARO SS 2011 - Polimento / Polimento do Display Painel Central [Dodo Juice Orange Crush, Menzerna Products, Rupes, Flex] - Página 2 EmptySáb 26 Ago 2017, 23:22 por Sergio Cupido

» Land Rover Range Rover Sport 2017 - [Car Pro Essence + Cquartz] - Extreme Gloss
GM CAMARO SS 2011 - Polimento / Polimento do Display Painel Central [Dodo Juice Orange Crush, Menzerna Products, Rupes, Flex] - Página 2 EmptySex 25 Ago 2017, 01:14 por Pig shine

» Porsche Macan S 2017 - [Sonax Perfect Finish + Meguiars #16]
GM CAMARO SS 2011 - Polimento / Polimento do Display Painel Central [Dodo Juice Orange Crush, Menzerna Products, Rupes, Flex] - Página 2 EmptySex 25 Ago 2017, 00:49 por Pig shine

» Land Rover Evoque - [Sonax 04-06 + Big White]
GM CAMARO SS 2011 - Polimento / Polimento do Display Painel Central [Dodo Juice Orange Crush, Menzerna Products, Rupes, Flex] - Página 2 EmptySex 25 Ago 2017, 00:44 por Pig shine

» Rupes LHR15 [Destravada]
GM CAMARO SS 2011 - Polimento / Polimento do Display Painel Central [Dodo Juice Orange Crush, Menzerna Products, Rupes, Flex] - Página 2 EmptySex 25 Ago 2017, 00:34 por Pig shine

» Contrato Polidor Z/S SP
GM CAMARO SS 2011 - Polimento / Polimento do Display Painel Central [Dodo Juice Orange Crush, Menzerna Products, Rupes, Flex] - Página 2 EmptyTer 22 Ago 2017, 10:36 por bcpestetica

» Polimento repintura capô Grand Vitara preta
GM CAMARO SS 2011 - Polimento / Polimento do Display Painel Central [Dodo Juice Orange Crush, Menzerna Products, Rupes, Flex] - Página 2 EmptySeg 14 Ago 2017, 08:05 por dudaoklein

» BMW 320 GT - [Meguiars #105 + Meguiars #16]
GM CAMARO SS 2011 - Polimento / Polimento do Display Painel Central [Dodo Juice Orange Crush, Menzerna Products, Rupes, Flex] - Página 2 EmptyQui 10 Ago 2017, 10:21 por dudaoklein

» Yoshimura R-77 Full Race Exhaust System [Polimento]
GM CAMARO SS 2011 - Polimento / Polimento do Display Painel Central [Dodo Juice Orange Crush, Menzerna Products, Rupes, Flex] - Página 2 EmptyQua 19 Jul 2017, 21:28 por Joviano Toledo

» Harley Davidson 1600 - Super Glide [Sonax EX + Dodo Juice + Rupes]
GM CAMARO SS 2011 - Polimento / Polimento do Display Painel Central [Dodo Juice Orange Crush, Menzerna Products, Rupes, Flex] - Página 2 EmptyQua 19 Jul 2017, 21:26 por Joviano Toledo

» New Beetle - [Zimol+Meguiars+Mirka+Chemical Guys]
GM CAMARO SS 2011 - Polimento / Polimento do Display Painel Central [Dodo Juice Orange Crush, Menzerna Products, Rupes, Flex] - Página 2 EmptySex 14 Jul 2017, 08:31 por jvictormp

» Meu carro "Detalhado" por mim
GM CAMARO SS 2011 - Polimento / Polimento do Display Painel Central [Dodo Juice Orange Crush, Menzerna Products, Rupes, Flex] - Página 2 EmptyQua 10 maio 2017, 16:26 por murilomelo

» Maserati Gran Turismo Preta Fuul Detail.
GM CAMARO SS 2011 - Polimento / Polimento do Display Painel Central [Dodo Juice Orange Crush, Menzerna Products, Rupes, Flex] - Página 2 EmptyTer 09 maio 2017, 11:09 por Igor_Ruiz

» Tirando manchas do capô
GM CAMARO SS 2011 - Polimento / Polimento do Display Painel Central [Dodo Juice Orange Crush, Menzerna Products, Rupes, Flex] - Página 2 EmptyQui 27 Abr 2017, 20:13 por marciogama

» Audi TT - S-Line 2016 [Vitrificação CarPro Cquartz + Essence]
GM CAMARO SS 2011 - Polimento / Polimento do Display Painel Central [Dodo Juice Orange Crush, Menzerna Products, Rupes, Flex] - Página 2 EmptyTer 18 Abr 2017, 11:10 por Pig shine

» Minha coleção, Mais alguns itens, final pág.6.
GM CAMARO SS 2011 - Polimento / Polimento do Display Painel Central [Dodo Juice Orange Crush, Menzerna Products, Rupes, Flex] - Página 2 EmptyTer 21 Mar 2017, 11:21 por rafaelbraga

» Vc sabe que está viciado(a) em Detail quando...
GM CAMARO SS 2011 - Polimento / Polimento do Display Painel Central [Dodo Juice Orange Crush, Menzerna Products, Rupes, Flex] - Página 2 EmptyQui 16 Fev 2017, 23:46 por GeneJunior

» O que aconteceu?
GM CAMARO SS 2011 - Polimento / Polimento do Display Painel Central [Dodo Juice Orange Crush, Menzerna Products, Rupes, Flex] - Página 2 EmptyQui 16 Fev 2017, 02:57 por PDetail

» AliExpress CarCare
GM CAMARO SS 2011 - Polimento / Polimento do Display Painel Central [Dodo Juice Orange Crush, Menzerna Products, Rupes, Flex] - Página 2 EmptySeg 06 Fev 2017, 18:02 por dudaoklein

» VW Golf GTi - Polimento em Filme de Proteção, possível ou impossível?!?!
GM CAMARO SS 2011 - Polimento / Polimento do Display Painel Central [Dodo Juice Orange Crush, Menzerna Products, Rupes, Flex] - Página 2 EmptyDom 05 Fev 2017, 14:48 por Pig shine

» Kawasaki Ninja 1000 Tourer - [O que é o Detail???]
GM CAMARO SS 2011 - Polimento / Polimento do Display Painel Central [Dodo Juice Orange Crush, Menzerna Products, Rupes, Flex] - Página 2 EmptySex 03 Fev 2017, 17:23 por Pig shine

» Vitrificação VX45 - Nissan Sentra Azul grafite 2015/15
GM CAMARO SS 2011 - Polimento / Polimento do Display Painel Central [Dodo Juice Orange Crush, Menzerna Products, Rupes, Flex] - Página 2 EmptyDom 22 Jan 2017, 12:08 por ronaldo_polimentos

» polimento de motor para ficar com aspecto de cromado
GM CAMARO SS 2011 - Polimento / Polimento do Display Painel Central [Dodo Juice Orange Crush, Menzerna Products, Rupes, Flex] - Página 2 EmptyDom 22 Jan 2017, 11:58 por ronaldo_polimentos

» Detalhamento Celta - Lavagem/Descontaminação/Polimento/Lustro/Enceramento
GM CAMARO SS 2011 - Polimento / Polimento do Display Painel Central [Dodo Juice Orange Crush, Menzerna Products, Rupes, Flex] - Página 2 EmptyQua 04 Jan 2017, 19:59 por André braz

» Gol GTS - Azul ìndigo 91/92
GM CAMARO SS 2011 - Polimento / Polimento do Display Painel Central [Dodo Juice Orange Crush, Menzerna Products, Rupes, Flex] - Página 2 EmptySáb 03 Dez 2016, 19:39 por rodrigogsi

» Limpeza dos bancos de couro e teste de produtos Zymol e Mothers
GM CAMARO SS 2011 - Polimento / Polimento do Display Painel Central [Dodo Juice Orange Crush, Menzerna Products, Rupes, Flex] - Página 2 EmptySex 04 Nov 2016, 17:33 por anderson_t

Patrocinadores








GM CAMARO SS 2011 - Polimento / Polimento do Display Painel Central [Dodo Juice Orange Crush, Menzerna Products, Rupes, Flex]

+20
albuquerquemello
MARCEL
leobhxp
djfernandolages
a jornalista
nisulid
Cesar Rocha
MELLO
Fabioreal
fcscoutinho
CAC
Junior_ctba
Ronaldo
mueller
GuGrotti
Lil
biguia
DJZ
ltorr3s
Le Mans
24 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

GM CAMARO SS 2011 - Polimento / Polimento do Display Painel Central [Dodo Juice Orange Crush, Menzerna Products, Rupes, Flex] - Página 2 Empty Re: GM CAMARO SS 2011 - Polimento / Polimento do Display Painel Central [Dodo Juice Orange Crush, Menzerna Products, Rupes, Flex]

Mensagem por MARCEL Ter 10 Set 2013, 01:06

Le mans, como sempre nos deixou de boca aberta com seus ótimos trabalhos, parabéns, um dia chego lá kkkkkkk
Pode me tirar uma dúvida?
Percebo que em quase todos os seus trabalhos vc usa DA, Flex, Rupes, Griots, PC, Meguis...
Tirando a Flex, que é a mais  proibitiva, qual destas vc "recomendaria"? Estava pensando em comprar uma Griots 3", mas acho que nao pode trocar os pratos não é mesmo? E pelo que vi apesar de ultrapassar os 10.000 OPM, só tem 240w de potencia. Minha Opção por uma griots seria pra fazer o corte e refino com ela, e o lustro com a v8 que tenho.
Se não comprar a griots, vou tentar fazer o seguinte: comprar suporte de 3"+foam pads de 3" a 4", surbuf pads de 5" para usar com m105 e 205 e mf pads para d300... enfim queria continuar a usar apenas DA pq me adaptei mais a ela, porém não atingi ainda um resultado 100% usando os polishes que tenho usado com ela.
Desculpe pela avalanche de perguntas.
Parabéns mais uma vez, não perco um post seu.
Abraço
MARCEL
MARCEL
Aspirante a Detailer

Mensagens : 545
Data de inscrição : 27/05/2011
Idade : 42
Localização : Governador Valadares e Santa Maria do Suaçuí MG

Ir para o topo Ir para baixo

GM CAMARO SS 2011 - Polimento / Polimento do Display Painel Central [Dodo Juice Orange Crush, Menzerna Products, Rupes, Flex] - Página 2 Empty Re: GM CAMARO SS 2011 - Polimento / Polimento do Display Painel Central [Dodo Juice Orange Crush, Menzerna Products, Rupes, Flex]

Mensagem por albuquerquemello Ter 10 Set 2013, 11:53

parabens meu amigo por mais esse maravilhoso trabalho.

me tira uma duvida, qual procedimento no painel? se escreveu, me desculpe, mas na correria nao li direito e na registrei a informação.

Abraço.
albuquerquemello
albuquerquemello
Detailer

Mensagens : 1778
Data de inscrição : 21/07/2011
Idade : 40
Localização : Salvador

Ir para o topo Ir para baixo

GM CAMARO SS 2011 - Polimento / Polimento do Display Painel Central [Dodo Juice Orange Crush, Menzerna Products, Rupes, Flex] - Página 2 Empty Re: GM CAMARO SS 2011 - Polimento / Polimento do Display Painel Central [Dodo Juice Orange Crush, Menzerna Products, Rupes, Flex]

Mensagem por Le Mans Ter 10 Set 2013, 18:55

nisulid escreveu:
Seria uma boa opção para a manutencao do 303 ?
O Spritz tem poder de limpeza, embora o fabricante e lojistas digam que é um "light cleaner", pelo que pudemos observar é um pouco mais forte do que enunciam. Assim sendo, creio que não seria o produto mais indicado para manutenção, pois irá remover o 303, se não em sua totalidade, pelo menos boa parte dele.

Abs blza 

leobhxp escreveu:Incrivel o trabalho e mais ainda o do Display... o resultado ficou excelente... não tinha visto ainda um resultado como este!!
Parabéns!
Muito obrigado Leo! Very Happy 

Abs
Le Mans
Le Mans
Detailer

Mensagens : 1479
Data de inscrição : 28/02/2012
Localização : Maringá - PR

Ir para o topo Ir para baixo

GM CAMARO SS 2011 - Polimento / Polimento do Display Painel Central [Dodo Juice Orange Crush, Menzerna Products, Rupes, Flex] - Página 2 Empty Re: GM CAMARO SS 2011 - Polimento / Polimento do Display Painel Central [Dodo Juice Orange Crush, Menzerna Products, Rupes, Flex]

Mensagem por Le Mans Ter 10 Set 2013, 19:11

MARCEL escreveu:Le mans, como sempre nos deixou de boca aberta com seus ótimos trabalhos, parabéns, um dia chego lá kkkkkkk
Muito obrigado Marcel! Very Happy 

MARCEL escreveu:
Percebo que em quase todos os seus trabalhos vc usa DA, Flex, Rupes, Griots, PC, Meguis...
Tirando a Flex, que é a mais  proibitiva, qual destas vc "recomendaria"?
Bem, considerando que vc irá comprar lá fora, tanto Rupes quanto Flex tem preços similares.

Tirando essas duas, a próxima opção no meu modo de ver recairia sobre a Griots 6".

MARCEL escreveu:
Minha Opção por uma griots seria pra fazer o corte e refino com ela, e o lustro com a v8 que tenho.
Se não comprar a griots, vou tentar fazer o seguinte: comprar suporte de 3"+foam pads de 3" a 4", surbuf pads de 5" para usar com m105 e 205 e mf pads para d300... enfim queria continuar a usar apenas DA pq me adaptei mais a ela, porém não atingi ainda um resultado 100% usando os polishes que tenho usado com ela.
Não entendi bem, vc pretende utilizar a Griots 3" (mini) para corte? se for isso, suponho que seja para locais específicos, não? Tipo, colunas, vincos, cantos estreitos, etc ... ou vc pretende utilizá-la para corte de grandes áreas, como um capô, por exemplo?

Se vc pretende utilizá-la para corte de gdes áreas, já te antecipo que essa ferramenta não é a mais adequada. O corte é uma das etapas mais agressivas do polimento e, exige muito do maquinário! Shocked  Utilizar a Mini-Griots para corte de gdes áreas, na minha opinião, seria similar a utilizar um uno mille para puxar arado!! WOW 

Puxar vai puxar, só resta saber quantos metros irá percorrer antes do motor fumegar!  Com a Mini-Griots não será diferente, pois ela é uma ferramenta concebida para trabalhos pontuais ou em pequenas áreas.

Para gdes áreas convém utilizar a própria v8 que vc já possui e, apenas adquire pratos e boinas de 3" para utilizar na própria V8 que, o resultado e custo/benefício operacional serão muito melhores! blza 

Abs
Le Mans
Le Mans
Detailer

Mensagens : 1479
Data de inscrição : 28/02/2012
Localização : Maringá - PR

Ir para o topo Ir para baixo

GM CAMARO SS 2011 - Polimento / Polimento do Display Painel Central [Dodo Juice Orange Crush, Menzerna Products, Rupes, Flex] - Página 2 Empty Re: GM CAMARO SS 2011 - Polimento / Polimento do Display Painel Central [Dodo Juice Orange Crush, Menzerna Products, Rupes, Flex]

Mensagem por MARCEL Ter 10 Set 2013, 20:52

Le Mans escreveu:
MARCEL escreveu:Le mans, como sempre nos deixou de boca aberta com seus ótimos trabalhos, parabéns, um dia chego lá kkkkkkk
Muito obrigado Marcel! Very Happy 

MARCEL escreveu:
Percebo que em quase todos os seus trabalhos vc usa DA, Flex, Rupes, Griots, PC, Meguis...
Tirando a Flex, que é a mais  proibitiva, qual destas vc "recomendaria"?
Bem, considerando que vc irá comprar lá fora, tanto Rupes quanto Flex tem preços similares.

Tirando essas duas, a próxima opção no meu modo de ver recairia sobre a Griots 6".

MARCEL escreveu:
Minha Opção por uma griots seria pra fazer o corte e refino com ela, e o lustro com a v8 que tenho.
Se não comprar a griots, vou tentar fazer o seguinte: comprar suporte de 3"+foam pads de 3" a 4", surbuf pads de 5" para usar com m105 e 205 e mf pads para d300... enfim queria continuar a usar apenas DA pq me adaptei mais a ela, porém não atingi ainda um resultado 100% usando os polishes que tenho usado com ela.
Não entendi bem, vc pretende utilizar a Griots 3" (mini) para corte? se for isso, suponho que seja para locais específicos, não? Tipo, colunas, vincos, cantos estreitos, etc ... ou vc pretende utilizá-la para corte de grandes áreas, como um capô, por exemplo?

Se vc pretende utilizá-la para corte de gdes áreas, já te antecipo que essa ferramenta não é a mais adequada. O corte é uma das etapas mais agressivas do polimento e, exige muito do maquinário! Shocked  Utilizar a Mini-Griots para corte de gdes áreas, na minha opinião, seria similar a utilizar um uno mille para puxar arado!! WOW 

Puxar vai puxar, só resta saber quantos metros irá percorrer antes do motor fumegar!  Com a Mini-Griots não será diferente, pois ela é uma ferramenta concebida para trabalhos pontuais ou em pequenas áreas.

Para gdes áreas convém utilizar a própria v8 que vc já possui e, apenas adquire pratos e boinas de 3" para utilizar na própria V8 que, o resultado e custo/benefício operacional serão muito melhores! blza 

Abs
Le mans (por que Le mans?, seu nome não é Henrique? Kkkk) obrigado pelas informações, minha opção por outra máquina é porque a v8 sinceramente, ou não da conta do recado, ou ainda não usei polishes adequados.... Pra falar a verdade, a linha, das que já usei, que mais me atendeu, foi a menzerna nacional, mesmo secando muito rapido (instantaneo quando faz muito calor), e mesmo assim preciso de muitos passes pra remover swirls, riscos então, só lixando...
Vou partir pros testes com surbuf e mf com carpro fixer, d300 e a dupla m105 e 205 e talvez partir pra uma rupes ou 3401.
Digo talvez pq a principio na cidade onde moro to meio que desanimado... Hoje vi um amigo/cliente meu que me disse que hoje pagou R$20,00 pra lavar o carro, aspirar e lavar os bancos... ;( nussss.... Me deu vontade de vender todo o meu maquinario e produtos e partir pra outra.... To até pensando em voltar pra minha cidade natal, apesar da concorrencia, o trabalho diferenciado, ainda tem seu preço.

Desculpe pelo choro kkkkk e obrigado mais uma vez.
Abraço
MARCEL
MARCEL
Aspirante a Detailer

Mensagens : 545
Data de inscrição : 27/05/2011
Idade : 42
Localização : Governador Valadares e Santa Maria do Suaçuí MG

Ir para o topo Ir para baixo

GM CAMARO SS 2011 - Polimento / Polimento do Display Painel Central [Dodo Juice Orange Crush, Menzerna Products, Rupes, Flex] - Página 2 Empty Re: GM CAMARO SS 2011 - Polimento / Polimento do Display Painel Central [Dodo Juice Orange Crush, Menzerna Products, Rupes, Flex]

Mensagem por Le Mans Qua 11 Set 2013, 00:26

albuquerquemello escreveu:parabens meu amigo por mais esse maravilhoso trabalho.
Muito obrigado Albuquerque! Very Happy 

albuquerquemello escreveu:me tira uma duvida, qual procedimento no painel? se escreveu, me desculpe, mas na correria nao li direito e na registrei a informação.
Não é que vc não tenha lido direito, isso foi proposital! Very Happy  O objetivo era esse mesmo, incitar a curiosidade até que alguém se dispusesse a perguntar. Sempre fazemos isso nos posts para que a "conversa" e troca de idéias possa fluir com mais naturalidade! Very Happy 

Voltando à pergunta ... o display é um material plástico fino e maleável e, tentar fazer uma correção nesse tipo de superfície, ainda mais considerando que esta superfície está conectada a um aparelho eletrônico que é suscetível à qualquer tipo de vibração e calor, é algo no mínimo temeroso e arriscado.

Ora então como proceder? Primeiramente, deve-se proteger (fita) bem as bordas às quais o display está conectado. Em seguida, selecionamos o maquinário e os produtos que deverão ser utilizados.

Como havia dito, os aparelhos eletrônicos são muito suscetíveis à vibração, então de preferência as orbitais já devem ser deixadas de lado, por motivos óbvios.

A opção que resta é a rotativa, mas há um porém, o calor que ela gera também é um fator agravante que pode afetar o aparelho eletrônico. Como proceder agora? scratch  Felizmente esse inconveniente pode ser contornado, basta operar em velocidade baixas (600 RPM a 900 RPM) e utilizar boinas médias/macias (3M Yellow Polishing Pad 3"/ 3M Blue Finishing Pad 3") que, o risco será reduzido significativamente! blza 

E o produto? scratch 

Se a intenção é utilizar baixas velocidades para evitar o aquecimento, então não adianta utilizar polishes que se assemelhem a uma massa nº2, nem tampouco aqueles que se seja preciso trabalhar a 3000 RPM! O produto, deve sim ter um certo poder de corte, mas com sua faixa de trabalho em baixa rotação.

Além disso o produto em questão, também deveria ter uma ótima lubrificação, pois a secagem deste durante o procedimento seria algo impensável. A escolha recaiu sobre o Revitalise nº 3 da Auto-Finesse que, embora tenha sido originalmente desenvolvido para uso com roto-orbitais, não significa dizer que não poderia ser utilizado com rotativas.

Com o combo selecionado, partimos para a execução do procedimento, inicialmente com velocidade na faixa de 600 RPM (3M Yellow), após alguns passes subimos para 900 RPM e, os últimos passes novamente em 600 RPM. Não é necessário exercer pressão, apenas conduza a máquina (Makita 9227C) suavemente e monitore constantemente a temperatura do display. Um artifício que utilizamos neste caso, foi ligar o AC do carro na temperatura mais baixa e, direcionar as aletas das saídas centrais de ar para baixo. Isso ajuda bastante na refrigeração e evita o aquecimento.

O trabalho de remoção dos riscos durou cerca de 10 minutos, mas foi necessário parar 2 vezes para evitar a fadiga da peça.

Após o término da fase de "corte", a finalização foi feita com Plast-X da Meguiars + 3M  Blue Finishing Pad 3" + Makita 9727C@600 RPM. A opção por utilizar o Plast-X deve-se ao fato dele evidenciar com maior ênfase a claridade do plástico.

Bem, esse foi o procedimento, espero que tenha ajudado.

Abs blza
Le Mans
Le Mans
Detailer

Mensagens : 1479
Data de inscrição : 28/02/2012
Localização : Maringá - PR

Ir para o topo Ir para baixo

GM CAMARO SS 2011 - Polimento / Polimento do Display Painel Central [Dodo Juice Orange Crush, Menzerna Products, Rupes, Flex] - Página 2 Empty Re: GM CAMARO SS 2011 - Polimento / Polimento do Display Painel Central [Dodo Juice Orange Crush, Menzerna Products, Rupes, Flex]

Mensagem por Le Mans Qui 12 Set 2013, 01:13

MARCEL escreveu:
Le mans (por que Le mans?, seu nome não é Henrique?
Le Mans é o nome da firma onde trabalhamos.

MARCEL escreveu:
minha opção por outra máquina é porque a v8 sinceramente, ou não da conta do recado, ou ainda não usei polishes adequados.... Pra falar a verdade, a linha, das que já usei, que mais me atendeu, foi a menzerna nacional, mesmo secando muito rapido (instantaneo quando faz muito calor), e mesmo assim preciso de muitos passes pra remover swirls, riscos então, só lixando...
É complicado emitir uma opinião sem observar/analisar, tanto os materiais, quanto a forma de manuseio do maquinário em questão.

Não sei até que ponto será verdade, mas muitos alegam que a V8 é muito similar à Griots 6". Bem, como nunca utilizamos uma V8, não podemos dizer nada sobre ela, mas em relação à Griots, em meu modo de ver, é uma excelente máquina. Claro, assim como todas as demais, não é perfeita, tem seus prós e contras, mas se formos "pesar" os atributos e deficiências, com certeza a balança penderá para o lado dos atributos! blza 

Outro pequeno "detalhe", vc também deve estar ciente que não são TODOS os carros que poderão ser corrigidos à perfeição. Muitos pensam erroneamente que um polimento deve eliminar 100% das imperfeições, mas não é bem assim!

Não se trata de técnica, maquinário ou produtos, mas de BOM SENSO! Infelizmente, é neste ponto que muitos profissionais acabam se frustrando, pois acreditam que todo trabalho sempre deve ficar perfeito! Shocked  Se esquecem que, a maioria absoluta da demanda de polimentos é de carros de uso diário e, esta frota não deve encarada focando a perfeição.

Vamos supor que, um certo veículo de uso diário, apresente 90% dos problemas de sua pintura (swirls, hologramas, marcas de água/seiva, etc) numa profundidade de 5 mícrons. Pois bem, com uso de roto, boina e produtos adequados consegue-se eliminar praticamente todos esses problemas. O porém é que, a correção não será 100%! lembra que havia dito que 90% dos problemas estavam numa profundidade de 5 mícrons?  ou seja, restam ainda 10% dos problemas que estarão localizados mais profundamente! Problemas tipo rds (random deep scratch).

Como proceder então? Aqui entra o bom senso do profissional que, deve previamente analisar o perfil e a forma de uso veicular do proprietário do carro.

Se for um carro de uso diário, que viaja frequentemente e, o dono não é lá muito cuidadoso com sua manutenção, para que "esmerilhar" o verniz do carro, tentando eliminar esses 10% de riscos isolados? scratch  se em questão de 2 ou 3 semanas, a pintura provavelmente estará com vários swirls! Shocked 

Entende a lógica da situação?

Por outro lado, o fato do proprietário ser cuidadoso, não é um sinal verde para que o profissional se aventure a eliminar esses 10% de riscos isolados. Se porventura, estes estiverem localizados em profundidades muito maiores, até que ponto valerá a pena remover verniz, deixando a superfície da pintura muito desnivelada? Talvez até mesmo comprometendo a integridade do verniz, a ponto de não permitir mais correções futuras? Shocked scratch 

Profissionais sérios e sensatos, raramente prometem ou se arriscam a ofertar seus serviços com taxas de 100% de efetividade na correção. Não porque não sejam capacitados para isso, mas porque tem discernimento e bom senso suficientes, para saber quais são os limites de cada situação.

Pense nisso! blza 

MARCEL escreveu:
Vou partir pros testes com surbuf e mf com carpro fixer, d300 e a dupla m105 e 205 e talvez partir pra uma rupes ou 3401.
Digo talvez pq a principio na cidade onde moro to meio que desanimado... Hoje vi um amigo/cliente meu que me disse que hoje pagou R$20,00 pra lavar o carro, aspirar e lavar os bancos... ;( nussss.... Me deu vontade de vender todo o meu maquinario e produtos e partir pra outra.... To até pensando em voltar pra minha cidade natal, apesar da concorrencia, o trabalho diferenciado, ainda tem seu preço.
O que poderia te dizer, é que em nosso ramo deve-se ter muita paciência! pois o retorno $$$ não ocorre da noite para o dia. Não basta pendurar uma placa com letras garrafais dizendo que vc é detailer pro master de nível internacional! que isso não será garantia de fila de espera na porta de teu estabelecimento.

Faça cada trabalho da melhor maneira possível, não seja conformista se limitando apenas a fazer o que foi combinado no orçamento com o cliente. Utilize sempre produtos de 1º linha, não apele para economia, pois a diferença de resultados é significativa e, muitos clientes percebem essa diferença.

Vc verá que com o passar do tempo, seus clientes se acostumarão ao padrão que for oferecido por vc e, se tentarem ir para outro local, retornarão logo em seguida, pois verão que a qualidade não será a mesma! blza 

Espero que ajude.

Abs
Le Mans
Le Mans
Detailer

Mensagens : 1479
Data de inscrição : 28/02/2012
Localização : Maringá - PR

Ir para o topo Ir para baixo

GM CAMARO SS 2011 - Polimento / Polimento do Display Painel Central [Dodo Juice Orange Crush, Menzerna Products, Rupes, Flex] - Página 2 Empty Re: GM CAMARO SS 2011 - Polimento / Polimento do Display Painel Central [Dodo Juice Orange Crush, Menzerna Products, Rupes, Flex]

Mensagem por rodrigogsi Qui 12 Set 2013, 07:46

Marcel, a roto orbital para defeitos mais pesados é dificil mesmo...
Eu aconselho você a tentar utilizar uma rotativa nas etapas mais severas, com boinas suaves como lã amarela e etc, e ver se você se adapta...vai ver que seu rendimento vai aumentar imensamente.
Não sei se mudando simplismente de marca terá mais torque com as máquinas (que é um ponto de combate complicado com as roto orbitais)..os compostos são assim mesmo, tem que ir testando e ver qual se adapta melhor ou trabalhar em áreas menores, usar lubrificação extra e etc..
Eu fiz alguns testes com lixamento e roto orbital e sinceramente para hologramas fortes e lixamento ela não dá conta mesmo, é muiitoo lento o processo. Em contra partida é passível de um abamento muito mais fácil, não deixa marca.
Tente encaixar uma angular no seu serviço.
Não desanime, continue na luta. Pedras no caminho tem aos montes, gente para te derrubar também tem, acredite no seu objetivo e siga em frente!
Certamente fazendo o que gosta irá obter resultados! Wink

Le Mans, você é um genio da arte no forum!

Meus PARABENS pelos serviços e pelos posts!

Obrigado!
rodrigogsi
rodrigogsi
Detailer PRO

Mensagens : 2068
Data de inscrição : 17/06/2012
Idade : 36
Localização : Curitiba - PR

https://www.youtube.com/user/rodrigogsi

Ir para o topo Ir para baixo

GM CAMARO SS 2011 - Polimento / Polimento do Display Painel Central [Dodo Juice Orange Crush, Menzerna Products, Rupes, Flex] - Página 2 Empty Re: GM CAMARO SS 2011 - Polimento / Polimento do Display Painel Central [Dodo Juice Orange Crush, Menzerna Products, Rupes, Flex]

Mensagem por Ronaldo Qui 12 Set 2013, 10:01

Le Mans isso que vc falou sobre zerar pintura é o que pratico, aí certas pessoas falam que profissional tal não zera, mas poucos profissionais fazem isso que vc falou, analisar o dia a dia daquele cliente/carro, para que gastar verniz desnecessário, estão em busca de resultados para si mesmos e não para o cliente/carro, simplesmente para seu ego e quem paga isso o cliente, então porque não escutar mais e fazer o que está combinado e explicar mais sobre os processos, pois o cliente é leigo e necessita de ajuda nessa hora de decidir o que será melhor para ele, concordo com você, não adianta se intitular Detailer, esse título é com o tempo que se deve usar, pois tem gente fazendo polimento somente, sem conhecer os demais processos e se dizendo Detailer e tb concordo que a orbital vai atender muito bem suas necessidades, o que precisa é conhecer mais a máquina e dominar as combinações de boinas, polishes, velocidades e pressão e vai ter ótimos resultados, que só o dia a dia nos ensina.
Ronaldo
Ronaldo
GURU

Mensagens : 2682
Data de inscrição : 27/11/2010
Idade : 52
Localização : Curitiba - Paraná

http://cuidadoautomotivo.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

GM CAMARO SS 2011 - Polimento / Polimento do Display Painel Central [Dodo Juice Orange Crush, Menzerna Products, Rupes, Flex] - Página 2 Empty Re: GM CAMARO SS 2011 - Polimento / Polimento do Display Painel Central [Dodo Juice Orange Crush, Menzerna Products, Rupes, Flex]

Mensagem por MARCEL Sex 13 Set 2013, 02:07

rodrigogsi escreveu:Marcel, a roto orbital para defeitos mais pesados é dificil mesmo...
Eu aconselho você a tentar utilizar uma rotativa nas etapas mais severas, com boinas suaves como lã amarela e etc, e ver se você se adapta...vai ver que seu rendimento vai aumentar imensamente.
Não sei se mudando simplismente de marca terá mais torque com as máquinas (que é um ponto de combate complicado com as roto orbitais)..os compostos são assim mesmo, tem que ir testando e ver qual se adapta melhor ou trabalhar em áreas menores, usar lubrificação extra e etc..
Eu fiz alguns testes com lixamento e roto orbital e sinceramente para hologramas fortes e lixamento ela não dá conta mesmo, é muiitoo lento o processo. Em contra partida é passível de um abamento muito mais fácil, não deixa marca.
Tente encaixar uma angular no seu serviço.
Não desanime, continue na luta. Pedras no caminho tem aos montes, gente para te derrubar também tem, acredite no seu objetivo e siga em frente!
Certamente fazendo o que gosta irá obter resultados! Wink

Le Mans, você é um genio da arte no forum!

Meus PARABENS pelos serviços e pelos posts!

Obrigado!
Valeu Rodrigo, mas é justamente isso que estou fazendo, apesar da rotativa que eu comprei ser uma m... (Einhell) é pequena, leve, display digital, porém aquece muito, chegou a quase pegar fogo uma vez kkkkk, tive que mandar enrolar o motor e agora só uso pra aplicação de plc e vez ou outra marcas de lixas ou swirls mais profundos, faço a maior parte com a roto mesmo, demora pacas mas o resultado é muito melhor por não precisar de muito refino.
Obrigado pelas palavras de incentivo, ainda estou aprendendo, não sou profissional, faço mais por hobby nas horas vagas e claro $$$ sempre ajuda no final do mês rsrs.
Abraço
Abraço
MARCEL
MARCEL
Aspirante a Detailer

Mensagens : 545
Data de inscrição : 27/05/2011
Idade : 42
Localização : Governador Valadares e Santa Maria do Suaçuí MG

Ir para o topo Ir para baixo

GM CAMARO SS 2011 - Polimento / Polimento do Display Painel Central [Dodo Juice Orange Crush, Menzerna Products, Rupes, Flex] - Página 2 Empty Re: GM CAMARO SS 2011 - Polimento / Polimento do Display Painel Central [Dodo Juice Orange Crush, Menzerna Products, Rupes, Flex]

Mensagem por MARCEL Sex 13 Set 2013, 02:36

Le Mans escreveu:
MARCEL escreveu:
Le mans (por que Le mans?, seu nome não é Henrique?
Le Mans é o nome da firma onde trabalhamos.

MARCEL escreveu:
minha opção por outra máquina é porque a v8 sinceramente, ou não da conta do recado, ou ainda não usei polishes adequados.... Pra falar a verdade, a linha, das que já usei, que mais me atendeu, foi a menzerna nacional, mesmo secando muito rapido (instantaneo quando faz muito calor), e mesmo assim preciso de muitos passes pra remover swirls, riscos então, só lixando...
É complicado emitir uma opinião sem observar/analisar, tanto os materiais, quanto a forma de manuseio do maquinário em questão.

Não sei até que ponto será verdade, mas muitos alegam que a V8 é muito similar à Griots 6". Bem, como nunca utilizamos uma V8, não podemos dizer nada sobre ela, mas em relação à Griots, em meu modo de ver, é uma excelente máquina. Claro, assim como todas as demais, não é perfeita, tem seus prós e contras, mas se formos "pesar" os atributos e deficiências, com certeza a balança penderá para o lado dos atributos! blza 

Outro pequeno "detalhe", vc também deve estar ciente que não são TODOS os carros que poderão ser corrigidos à perfeição. Muitos pensam erroneamente que um polimento deve eliminar 100% das imperfeições, mas não é bem assim!

Não se trata de técnica, maquinário ou produtos, mas de BOM SENSO! Infelizmente, é neste ponto que muitos profissionais acabam se frustrando, pois acreditam que todo trabalho sempre deve ficar perfeito! Shocked  Se esquecem que, a maioria absoluta da demanda de polimentos é de carros de uso diário e, esta frota não deve encarada focando a perfeição.

Vamos supor que, um certo veículo de uso diário, apresente 90% dos problemas de sua pintura (swirls, hologramas, marcas de água/seiva, etc) numa profundidade de 5 mícrons. Pois bem, com uso de roto, boina e produtos adequados consegue-se eliminar praticamente todos esses problemas. O porém é que, a correção não será 100%! lembra que havia dito que 90% dos problemas estavam numa profundidade de 5 mícrons?  ou seja, restam ainda 10% dos problemas que estarão localizados mais profundamente! Problemas tipo rds (random deep scratch).

Como proceder então? Aqui entra o bom senso do profissional que, deve previamente analisar o perfil e a forma de uso veicular do proprietário do carro.

Se for um carro de uso diário, que viaja frequentemente e, o dono não é lá muito cuidadoso com sua manutenção, para que "esmerilhar" o verniz do carro, tentando eliminar esses 10% de riscos isolados? scratch  se em questão de 2 ou 3 semanas, a pintura provavelmente estará com vários swirls! Shocked 

Entende a lógica da situação?

Por outro lado, o fato do proprietário ser cuidadoso, não é um sinal verde para que o profissional se aventure a eliminar esses 10% de riscos isolados. Se porventura, estes estiverem localizados em profundidades muito maiores, até que ponto valerá a pena remover verniz, deixando a superfície da pintura muito desnivelada? Talvez até mesmo comprometendo a integridade do verniz, a ponto de não permitir mais correções futuras? Shocked scratch 

Profissionais sérios e sensatos, raramente prometem ou se arriscam a ofertar seus serviços com taxas de 100% de efetividade na correção. Não porque não sejam capacitados para isso, mas porque tem discernimento e bom senso suficientes, para saber quais são os limites de cada situação.

Pense nisso! blza 

MARCEL escreveu:
Vou partir pros testes com surbuf e mf com carpro fixer, d300 e a dupla m105 e 205 e talvez partir pra uma rupes ou 3401.
Digo talvez pq a principio na cidade onde moro to meio que desanimado... Hoje vi um amigo/cliente meu que me disse que hoje pagou R$20,00 pra lavar o carro, aspirar e lavar os bancos... ;( nussss.... Me deu vontade de vender todo o meu maquinario e produtos e partir pra outra.... To até pensando em voltar pra minha cidade natal, apesar da concorrencia, o trabalho diferenciado, ainda tem seu preço.
O que poderia te dizer, é que em nosso ramo deve-se ter muita paciência! pois o retorno $$$ não ocorre da noite para o dia. Não basta pendurar uma placa com letras garrafais dizendo que vc é detailer pro master de nível internacional! que isso não será garantia de fila de espera na porta de teu estabelecimento.

Faça cada trabalho da melhor maneira possível, não seja conformista se limitando apenas a fazer o que foi combinado no orçamento com o cliente. Utilize sempre produtos de 1º linha, não apele para economia, pois a diferença de resultados é significativa e, muitos clientes percebem essa diferença.

Vc verá que com o passar do tempo, seus clientes se acostumarão ao padrão que for oferecido por vc e, se tentarem ir para outro local, retornarão logo em seguida, pois verão que a qualidade não será a mesma! blza 

Espero que ajude.

Abs
Ok,
Le Mans Lava Car & Conveniencia;

Você tocou justamente no ponto, o vício pela perfeição...
É justamente onde mais peco, sinceramente de todos os carros que já fiz, sempre fico com um "poderia ter feito melhor", na verdade as correções foram feitas ao limite, porém não ficaram zeradas. É como ouvi em um vídeo da Meguiars, devemos analisar o tempo que nos foi dado, o estado do veículo, as expectativas do cliente e etc, os clientes sempre ficaram satisfeitos, eu é que não, mesmo que isso significasse fazer algo que não me desse retorno $$$, fazia pra poder "alimentar" meu ego, é uma coisa que vou tentar não fazer mais e fazer só o que foi combinado de acordo com cada caso.

Sobre usar produtos de 1ª linha, vou fazer o que posso, não penso em montar um lava car agora, faço ainda por hobby nas horas vagas pra ganhar um extra no final do mês, mas depois de ter comprado o suficiente e ter conhecimento/experiência para tal o farei... por enquanto continuarei aqui na cidade onde estou, apesar de ser difícil convencer um população quase "rural" a fazer bons serviços, primeiro pela falta de conhecimento e escassez de produtos na região, segundo pela renda dos moradores e terceiro pela prestação de serviços extremamente barata que se faz presente.
Mas continuarei firme em meus objetivos sim, sempre aprendendo mais, quem sabe um dia chegue a fazer um trabalho digno de um Le mans kkkk
Obrigado mais uma vez pelas respostas
Abraço
MARCEL
MARCEL
Aspirante a Detailer

Mensagens : 545
Data de inscrição : 27/05/2011
Idade : 42
Localização : Governador Valadares e Santa Maria do Suaçuí MG

Ir para o topo Ir para baixo

GM CAMARO SS 2011 - Polimento / Polimento do Display Painel Central [Dodo Juice Orange Crush, Menzerna Products, Rupes, Flex] - Página 2 Empty Re: GM CAMARO SS 2011 - Polimento / Polimento do Display Painel Central [Dodo Juice Orange Crush, Menzerna Products, Rupes, Flex]

Mensagem por ferrarezzi Sex 13 Set 2013, 20:44

Le Mans, sou vi que nas etapas do serviço de nº 4 ate o final vc utilizou alguns produtos que n vende aqui no Brasil, vc fa suas compras em sites como Ebay. A e parabéns pelo trabalho nesse camaro,
ferrarezzi
ferrarezzi
Lavador de 2 Baldes

Mensagens : 74
Data de inscrição : 16/03/2012
Idade : 52
Localização : São João Del Rei

Ir para o topo Ir para baixo

GM CAMARO SS 2011 - Polimento / Polimento do Display Painel Central [Dodo Juice Orange Crush, Menzerna Products, Rupes, Flex] - Página 2 Empty Re: GM CAMARO SS 2011 - Polimento / Polimento do Display Painel Central [Dodo Juice Orange Crush, Menzerna Products, Rupes, Flex]

Mensagem por Farlei Sex 13 Set 2013, 21:12

Le Mans....comecei a ler o tópico, e como de costume, o trabalho e o resultado final foram fantásticos!!!! Parabéns.....

Mas segui lendo na esperança de encontrar o procedimento do polimento do display ao longo do tópico, e eis que o encontrei, detalhado com maestria, que é característico das suas apresentações.

Parabéns novamente e obrigado pelo compartilhamento do conhecimento!!!!!! Abração!!!!!!Cool
Farlei
Farlei
Guaribador

Mensagens : 44
Data de inscrição : 10/06/2012
Idade : 49
Localização : São Bernardo do Campo

Ir para o topo Ir para baixo

GM CAMARO SS 2011 - Polimento / Polimento do Display Painel Central [Dodo Juice Orange Crush, Menzerna Products, Rupes, Flex] - Página 2 Empty Re: GM CAMARO SS 2011 - Polimento / Polimento do Display Painel Central [Dodo Juice Orange Crush, Menzerna Products, Rupes, Flex]

Mensagem por felipe357 Seg 16 Set 2013, 13:18

Lutz, show de bola! Sempre fico louco com seus trabalhos! Mas um dia eu chego la também! Haha um abraço!
felipe357
felipe357
Detailer

Mensagens : 1048
Data de inscrição : 24/07/2012
Localização : porto alegre - rio grande do sul

Ir para o topo Ir para baixo

GM CAMARO SS 2011 - Polimento / Polimento do Display Painel Central [Dodo Juice Orange Crush, Menzerna Products, Rupes, Flex] - Página 2 Empty Re: GM CAMARO SS 2011 - Polimento / Polimento do Display Painel Central [Dodo Juice Orange Crush, Menzerna Products, Rupes, Flex]

Mensagem por Le Mans Seg 16 Set 2013, 15:01

ferrarezzi escreveu:Le Mans, sou vi que nas etapas do serviço de nº 4 ate o final vc utilizou alguns produtos que n vende aqui no Brasil, vc fa suas compras em sites como Ebay. A e parabéns pelo trabalho nesse camaro,
Muito obrigado Ferrarezzi! Very Happy 

A maioria dos produtos da linha Auto Finesse foi adquirida em sites ingleses. Não posso afirmar com plena certeza, pois já faz algum tempo, mas provavelmente tenha sido no cleanyourcar.co.uk ou senão na waxamomo.co.uk

Abs

Farlei escreveu:Le Mans....comecei a ler o tópico, e como de costume, o trabalho e o resultado final foram fantásticos!!!! Parabéns.....
Muito obrigado Farlei! Very Happy 

Farlei escreveu:
Mas segui lendo na esperança de encontrar o procedimento do polimento do display ao longo do tópico, e eis que o encontrei, detalhado com maestria, que é característico das suas apresentações.

Parabéns novamente e obrigado pelo compartilhamento do conhecimento!!!!!! Abração!!!!!!Cool
Very Happy  Penso que esse deveria ser o foco principal de todo fórum, o compartilhamento de informações e experiências blza  Infelizmente, nem todos pensam dessa maneira, muitos preferem fazer "reserva de informações" quando mostram seus trabalhos em fóruns.

Não entendo o porque disso! scratch  O engraçado é que, muitos "cur$o$" começaram a surgir de uns tempos para cá, não? porque será? scratch 

Abs blza
Le Mans
Le Mans
Detailer

Mensagens : 1479
Data de inscrição : 28/02/2012
Localização : Maringá - PR

Ir para o topo Ir para baixo

GM CAMARO SS 2011 - Polimento / Polimento do Display Painel Central [Dodo Juice Orange Crush, Menzerna Products, Rupes, Flex] - Página 2 Empty Re: GM CAMARO SS 2011 - Polimento / Polimento do Display Painel Central [Dodo Juice Orange Crush, Menzerna Products, Rupes, Flex]

Mensagem por Farlei Qua 18 Set 2013, 11:42

Você está coberto de razão meu amigo.....o foco deveria ser exatamente esse......compartilhar informações e experiências. Concordo em gênero, número e grau, inclusive com o lance dos cursos que existem hoje......rs

Eu fiz curso com o Viny, pra me sentir seguro em operar uma politriz, mesmo já tendo pesquisado muito e lido a universidade do fórum praticamente inteira, não tinha segurança em fazer um trabalho desses sem uma orientação de uma pessoa experiente na área. 

E depois de postar alguns trabalhos no fórum do Escort Clube do qual faço parte, já comentaram comigo algo do tipo: "Você explica, dá informações detalhadas dos processos, produtos, etc......não deveria fazer "segredo" disso pra atrair mais clientes??" Shocked 

Assim como você, não enxergo a coisa dessa forma......não tenho a mesma experiência que você e outros membros aqui do fórum, mas o pouco que já vivenciei no mundo do Detail compartilho com o maior prazer. Smile 

Aguardando o próximo Detail pra babar mais um pouco!!!!! Abração!!!!! cheers
Farlei
Farlei
Guaribador

Mensagens : 44
Data de inscrição : 10/06/2012
Idade : 49
Localização : São Bernardo do Campo

Ir para o topo Ir para baixo

GM CAMARO SS 2011 - Polimento / Polimento do Display Painel Central [Dodo Juice Orange Crush, Menzerna Products, Rupes, Flex] - Página 2 Empty Re: GM CAMARO SS 2011 - Polimento / Polimento do Display Painel Central [Dodo Juice Orange Crush, Menzerna Products, Rupes, Flex]

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos