Polimento/Detalhamento de VW/Gol 2013
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Polimento/Detalhamento de VW/Gol 2013
Bom dia, boa tarde, boa noite, boa madrugada a quem estiver lendo;
1. Primeiramente, quero agradecer a todos os profissionais e entusiastas que dedicam seu tempo a colocar boas informações aqui. Foi daqui que extraí o conhecimento básico para adquirir alguns produtos e ousar a fazer um polimento/detalhamento geral no meu carro;
2. O carro: um VW/Gol ano 2013, com aproximadamente 1 ano de uso e 15.000km. Por um infortúnio, esse carro recebeu um retoque na lateral direita, pois um Fusca (dos velhos) foi mudar de faixa sem olhar pelo retrovisor (se é que tinha, porque era um Fusca todo podre ) e veio com aqueles paralamas gigantes e grossos pro meu lado, o que acabou por riscar e amassar um pouco as 2 portas do lado direito. Foi lixado o local, aplicado um pouco de massa onde foi amassado e pintado novamente. O serviço ficou bom, mas está na hora de receber um polimento. Aproveitando o ensejo, todo o carro apresenta swirls, sendo assim uma ótima oportunidade para um tratamento completo e alpicação de uma boa proteção;
3. O polish man: sou entusiasta automotivo, metido a pesquisar sobre tudo. Instalo meu som [inclusive kit 2 vias, subwoofer, amplificadores, etc.], mexo na mecânica dos carros que já tive, brinco com detalhamento/polimento, etc. Sou mais um adepto do Do it yourself. Como já disse, aprendi muita coisa sobre detalhe neste fórum, e é chegada a hora de aplicar o que li aqui. Já fiz um trabalho de lavagem detalhada + descontaminação com clay bar 3M + lustro com politriz e boina supermacia, utilizando um polidor/lustrador Mother's (dupla ação) num Honda Civic branco, conseguindo um resultado muito bom. Só que, ao final, não apliquei selante, apenas uma camada de cera de carnaúba Mother's, a qual apresentou durabilidade bastante contida. Não obstante, a dona do carro (minha mãe) mandou lavar num "lava jato" e a lataria do veículo já apresenta mais uma série de swirls por onde quer que se olhe;
4. Os produtos: será utilizado o seguinte setup:
4.1. Politriz Einhell [http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-514014834-lixadeira-politriz-7pol-bt-po-1100e-220v-einhell-maleta-kit-_JM];
4.2. Suporte Ker's M14 4,5" + boinas de espuma Mills de 5" [agressiva amarela + agressiva suave laranja + macia branca + supermacia preta];
4.3. Composto Extra Forte Lincoln + Composto Polidor/Lustrador Mother's;
4.4. Selante PLC Lincoln + Cera de carnaúba Premium Lincoln/Cera de carnaúba Mother's;
4.5. Condicionador de pneus comprado em supermercado, marca SunCar (dos de mercado é o melhor, na minha opinião);
4.6. Limpador universal marca CentralSul Química para o interior, caixas de roda e afins (supermercado);
4.7. Espuma limpadora em spray para estofados/carpetes, marca CentralSul Química (supermercado);
4.8 Shampoo Malco Car Wash Premium super concentrado [amostra Miromi] e clay bar 3M;
4.9 Toalhas de microfibra variadas, comparadas em supermercado e também Autoamerica;
5. O processo: Inicialmente, por óbvio, lavagem com o shampoo Malco, bem como a lavagem de detalhes (emblemas e cantos com sujeira encrustada) com o uso do APC (limpador multiuso) em diluições variadas. Também será utilizado o mesmo produto para caixas de rodas. -* Observação: o carro não possui rodas de liga leve, motivo pelo qual vou analisar durante o processo acerca da necessidade de remoção das rodas para lavagem detalhada delas e/ou da caixa de rodas e posterior condicionamento dos plásticos da caixa de rodas;
5.1. Descontaminação completa do carro com a clay bar 3M (pasta abrasiva 3M);
5.2. Análise da pintura com lâmpadas direcionadas, para verificar onde há mais swirls e verniz fosco, proveniente daquela repintura feita há alguns meses;
5.3. Onde houver maior número de riscos e problemas, principalmente no local onde foi feita a repintura, será utilizado boina agressiva Mills + Lincoln Extra Forte [cabe salientar que será feito um teste prévio para verificar a abrasividade desse combo];
5.4. Onde houver swirls moderados, será utilizado boina agressiva suave Mills + Lincoln Extra Forte;
5.5. Após os procedimentos 5.3 e 5.4, será utilizado o Mother's polidor/lustrador em todo o carro com boina macia Mills;
5.6. Nova verificação da pintura, utilizando produto específico para retirar resíduos dos produtos e análise se ainda há riscos/defeitos/problemas em geral e a correção localizada, elegendo boina agressiva ou suave, dependendo do caso encontrado;
5.7. Aplicação de PLC Lincoln com boina supermacia em todo o carro, duas vezes;
5.8. Aplicação de cera Premium em todo o carro, por processo manual e remoção com toalha de microfibra Autoamerica;
5.9. Condicionamento geral de plásticos, pneus, limpeza e cristalização de vidros e espelhos com produtos específicos, bem como a limpeza e o condicionamento do interior do veículo com os produtos já mencionados;
6. Extras: 6.1. Será utilizado, ainda, aspirador de pó em conjunto com o spray de espuma para limpeza do interior, o que garante uma limpeza seca e rápida dos bancos [tecido] e carpetes do carro; o painel será limpo com APC diluído (CentralSul Química, comprado em supermercado) e depois condicionado com produto específico, também comprado em supermercado [Obs.: pretendo futuramente adquirir um Mother's ou Meguiar's Protectant para interiores de plástico]; 6.2. Quanto ao mascaramento, serão utilizadas fitas crepe 3M, de cor verde e também aquela comum, com o auxílio de jornal para cobrir partes de plástico, com o fim de que não sejam contaminadas com o pó dos produtos; 6.3. Por orientação de um profissional da área, serão isolados todos os emblemas, plásticos, borrachas e todas as frestas da carroceria, isto é, todas as junções de painéis metálicos, com o fim de que não fique produto alojado em demasia nesses lugares, bem como para garantir a integridade das boinas;
7. O teste prévio: Item muito interessante. Consegui com um chapeador um capô branco batido, com um pequeno estrago em um dos cantos, que será utilizado para testar o setup eleito e os processos de polimento/refino/lustro e proteção. O capô não possui massa nem nenhuma correção, apenas swirls e o já citado amassado no canto, em cima do farol. Parece um capô de Gol G5, mas não tenho certeza. Está excelente para teste. Vou isolar em várias partes e aplicar os processos mencionados no item 5 e respectivos subitens, verificando qual o resultado obtido. Após, se for necessário, vou utilizar uma esponja de cozinha do tipo "Scotch-Brite" para riscar novamente o capô e repetir os procedimentos. Esse teste será também de grande valia para aprimoramento do uso da máquina politriz, verificando qual a pressão a ser feita sobre a máquina em movimento, bem como a quantidade de produto a ser utilizada e o tempo necessário para uma nova carga de produto na boina. Também será capaz de demonstrar quais os resultados do composto "X" com a boina "Y", vale dizer, se será demasiadamente agressivo para a pintura (que do capô de testes, saliente-se, é original) ou se ainda fraco para desbastar o verniz a ponto de perfectibilizar o corte necessário para deixar a superfície com aparência renovada. Depois de tudo isso, ainda pretendo verificar a durabilidade da cera de carnaúba Premium Lincoln (com e sem aplicação de PLC antes, 1 e 2 vezes), deixando esse capô protegido com tais produtos e exposto ao tempo, nos fundos da minha residência;
Considerações finais: Pretendo, portanto, disponibilizar aqui neste tópico fotografias de todo o processo, inclusive do teste prévio com o capô, que será bastante útil tanto para registrar o meu trabalho quanto para demonstrar os resultados obtidos com os demais membros.
Observação importante: Desde já aceito indicações de produtos, métodos, críticas e dicas para a realização desse trabalho pelos demais foristas. Caso alguém tenha sugestões melhores e ou críticas a algum dos produtos/procedimentos que eu elegi, por favor o faça neste espaço, para que meu trabalho atinja um grau maior de satisfação. Até por isso que resolvi fazer essa postagem prévia, com o fim de receber dicas ANTES de iniciar o polimento.
Agradeço a atenção de quem acompanhar o tópico,
Filipe.
1. Primeiramente, quero agradecer a todos os profissionais e entusiastas que dedicam seu tempo a colocar boas informações aqui. Foi daqui que extraí o conhecimento básico para adquirir alguns produtos e ousar a fazer um polimento/detalhamento geral no meu carro;
2. O carro: um VW/Gol ano 2013, com aproximadamente 1 ano de uso e 15.000km. Por um infortúnio, esse carro recebeu um retoque na lateral direita, pois um Fusca (dos velhos) foi mudar de faixa sem olhar pelo retrovisor (se é que tinha, porque era um Fusca todo podre ) e veio com aqueles paralamas gigantes e grossos pro meu lado, o que acabou por riscar e amassar um pouco as 2 portas do lado direito. Foi lixado o local, aplicado um pouco de massa onde foi amassado e pintado novamente. O serviço ficou bom, mas está na hora de receber um polimento. Aproveitando o ensejo, todo o carro apresenta swirls, sendo assim uma ótima oportunidade para um tratamento completo e alpicação de uma boa proteção;
3. O polish man: sou entusiasta automotivo, metido a pesquisar sobre tudo. Instalo meu som [inclusive kit 2 vias, subwoofer, amplificadores, etc.], mexo na mecânica dos carros que já tive, brinco com detalhamento/polimento, etc. Sou mais um adepto do Do it yourself. Como já disse, aprendi muita coisa sobre detalhe neste fórum, e é chegada a hora de aplicar o que li aqui. Já fiz um trabalho de lavagem detalhada + descontaminação com clay bar 3M + lustro com politriz e boina supermacia, utilizando um polidor/lustrador Mother's (dupla ação) num Honda Civic branco, conseguindo um resultado muito bom. Só que, ao final, não apliquei selante, apenas uma camada de cera de carnaúba Mother's, a qual apresentou durabilidade bastante contida. Não obstante, a dona do carro (minha mãe) mandou lavar num "lava jato" e a lataria do veículo já apresenta mais uma série de swirls por onde quer que se olhe;
4. Os produtos: será utilizado o seguinte setup:
4.1. Politriz Einhell [http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-514014834-lixadeira-politriz-7pol-bt-po-1100e-220v-einhell-maleta-kit-_JM];
4.2. Suporte Ker's M14 4,5" + boinas de espuma Mills de 5" [agressiva amarela + agressiva suave laranja + macia branca + supermacia preta];
4.3. Composto Extra Forte Lincoln + Composto Polidor/Lustrador Mother's;
4.4. Selante PLC Lincoln + Cera de carnaúba Premium Lincoln/Cera de carnaúba Mother's;
4.5. Condicionador de pneus comprado em supermercado, marca SunCar (dos de mercado é o melhor, na minha opinião);
4.6. Limpador universal marca CentralSul Química para o interior, caixas de roda e afins (supermercado);
4.7. Espuma limpadora em spray para estofados/carpetes, marca CentralSul Química (supermercado);
4.8 Shampoo Malco Car Wash Premium super concentrado [amostra Miromi] e clay bar 3M;
4.9 Toalhas de microfibra variadas, comparadas em supermercado e também Autoamerica;
5. O processo: Inicialmente, por óbvio, lavagem com o shampoo Malco, bem como a lavagem de detalhes (emblemas e cantos com sujeira encrustada) com o uso do APC (limpador multiuso) em diluições variadas. Também será utilizado o mesmo produto para caixas de rodas. -* Observação: o carro não possui rodas de liga leve, motivo pelo qual vou analisar durante o processo acerca da necessidade de remoção das rodas para lavagem detalhada delas e/ou da caixa de rodas e posterior condicionamento dos plásticos da caixa de rodas;
5.1. Descontaminação completa do carro com a clay bar 3M (pasta abrasiva 3M);
5.2. Análise da pintura com lâmpadas direcionadas, para verificar onde há mais swirls e verniz fosco, proveniente daquela repintura feita há alguns meses;
5.3. Onde houver maior número de riscos e problemas, principalmente no local onde foi feita a repintura, será utilizado boina agressiva Mills + Lincoln Extra Forte [cabe salientar que será feito um teste prévio para verificar a abrasividade desse combo];
5.4. Onde houver swirls moderados, será utilizado boina agressiva suave Mills + Lincoln Extra Forte;
5.5. Após os procedimentos 5.3 e 5.4, será utilizado o Mother's polidor/lustrador em todo o carro com boina macia Mills;
5.6. Nova verificação da pintura, utilizando produto específico para retirar resíduos dos produtos e análise se ainda há riscos/defeitos/problemas em geral e a correção localizada, elegendo boina agressiva ou suave, dependendo do caso encontrado;
5.7. Aplicação de PLC Lincoln com boina supermacia em todo o carro, duas vezes;
5.8. Aplicação de cera Premium em todo o carro, por processo manual e remoção com toalha de microfibra Autoamerica;
5.9. Condicionamento geral de plásticos, pneus, limpeza e cristalização de vidros e espelhos com produtos específicos, bem como a limpeza e o condicionamento do interior do veículo com os produtos já mencionados;
6. Extras: 6.1. Será utilizado, ainda, aspirador de pó em conjunto com o spray de espuma para limpeza do interior, o que garante uma limpeza seca e rápida dos bancos [tecido] e carpetes do carro; o painel será limpo com APC diluído (CentralSul Química, comprado em supermercado) e depois condicionado com produto específico, também comprado em supermercado [Obs.: pretendo futuramente adquirir um Mother's ou Meguiar's Protectant para interiores de plástico]; 6.2. Quanto ao mascaramento, serão utilizadas fitas crepe 3M, de cor verde e também aquela comum, com o auxílio de jornal para cobrir partes de plástico, com o fim de que não sejam contaminadas com o pó dos produtos; 6.3. Por orientação de um profissional da área, serão isolados todos os emblemas, plásticos, borrachas e todas as frestas da carroceria, isto é, todas as junções de painéis metálicos, com o fim de que não fique produto alojado em demasia nesses lugares, bem como para garantir a integridade das boinas;
7. O teste prévio: Item muito interessante. Consegui com um chapeador um capô branco batido, com um pequeno estrago em um dos cantos, que será utilizado para testar o setup eleito e os processos de polimento/refino/lustro e proteção. O capô não possui massa nem nenhuma correção, apenas swirls e o já citado amassado no canto, em cima do farol. Parece um capô de Gol G5, mas não tenho certeza. Está excelente para teste. Vou isolar em várias partes e aplicar os processos mencionados no item 5 e respectivos subitens, verificando qual o resultado obtido. Após, se for necessário, vou utilizar uma esponja de cozinha do tipo "Scotch-Brite" para riscar novamente o capô e repetir os procedimentos. Esse teste será também de grande valia para aprimoramento do uso da máquina politriz, verificando qual a pressão a ser feita sobre a máquina em movimento, bem como a quantidade de produto a ser utilizada e o tempo necessário para uma nova carga de produto na boina. Também será capaz de demonstrar quais os resultados do composto "X" com a boina "Y", vale dizer, se será demasiadamente agressivo para a pintura (que do capô de testes, saliente-se, é original) ou se ainda fraco para desbastar o verniz a ponto de perfectibilizar o corte necessário para deixar a superfície com aparência renovada. Depois de tudo isso, ainda pretendo verificar a durabilidade da cera de carnaúba Premium Lincoln (com e sem aplicação de PLC antes, 1 e 2 vezes), deixando esse capô protegido com tais produtos e exposto ao tempo, nos fundos da minha residência;
Considerações finais: Pretendo, portanto, disponibilizar aqui neste tópico fotografias de todo o processo, inclusive do teste prévio com o capô, que será bastante útil tanto para registrar o meu trabalho quanto para demonstrar os resultados obtidos com os demais membros.
Observação importante: Desde já aceito indicações de produtos, métodos, críticas e dicas para a realização desse trabalho pelos demais foristas. Caso alguém tenha sugestões melhores e ou críticas a algum dos produtos/procedimentos que eu elegi, por favor o faça neste espaço, para que meu trabalho atinja um grau maior de satisfação. Até por isso que resolvi fazer essa postagem prévia, com o fim de receber dicas ANTES de iniciar o polimento.
Agradeço a atenção de quem acompanhar o tópico,
Filipe.
Filipe Sta_Catarina- Flanelinha
- Mensagens : 11
Data de inscrição : 04/10/2013
Re: Polimento/Detalhamento de VW/Gol 2013
Obs.: atentando às regras do Fórum, o capô de testes será publicado na área "REVIEW", com os testes de polidores/boinas e cera.
Filipe Sta_Catarina- Flanelinha
- Mensagens : 11
Data de inscrição : 04/10/2013
Re: Polimento/Detalhamento de VW/Gol 2013
Posta as fotos aê. Estou curioso.
MELLO- Especialista em Roto Orbital
- Mensagens : 169
Data de inscrição : 31/07/2013
Idade : 43
Localização : Nova Iguaçu - RJ
felipe357- Detailer
- Mensagens : 1048
Data de inscrição : 24/07/2012
Localização : porto alegre - rio grande do sul
Re: Polimento/Detalhamento de VW/Gol 2013
Peço desculpas pela demora na publicação das imagens. Estou sem tempo e ainda estou acertando meu setup no capô de testes. Adquiri também o produto Sonax Nano Polish (lustrador de abrasividade 3/10) e estou fazendo comparações de boinas x produto.
Também coloquei um paralamas velho sob o tempo com cera Lincoln x cera Mothers (ambas carnaúba) x PLC Lincoln, e em breve vou publicar no Review os resultados.
Logo as fotos do processo de polimento! (moderadores tenham paciência )
Também coloquei um paralamas velho sob o tempo com cera Lincoln x cera Mothers (ambas carnaúba) x PLC Lincoln, e em breve vou publicar no Review os resultados.
Logo as fotos do processo de polimento! (moderadores tenham paciência )
Filipe Sta_Catarina- Flanelinha
- Mensagens : 11
Data de inscrição : 04/10/2013
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