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Mensagem por sanrocha Qua 22 Ago 2012, 10:15

Nossa ficou Maravilhoso!!!
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Mensagem por macielltm Qua 22 Ago 2012, 10:40

Parabéns, Le Mans! Outro trabalho inspirado, e inspirador! hehehe

Me corrija se eu estiver errado... Mas ao que parece, você não passou um selante na pintura antes da Gold Class. Tem alguma razão específica?

Abraço!
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Chevrolet Opala 4100 SS 1974 - Polimento e Proteção Standard [100% Meguiars] - Página 2 Empty Re: Chevrolet Opala 4100 SS 1974 - Polimento e Proteção Standard [100% Meguiars]

Mensagem por Le Mans Qua 22 Ago 2012, 13:17

stuhamm escreveu:Quanto ao trabalho do le mans...sem palavras!

Alto nivel... parabens!

Muito obrigado Stuhamm! Very Happy

Abs

HeltonSheep escreveu:O Opala merecia! Está ainda mais imponente.
Realmente a boina Roxa fez milagre!

Muito obrigado Helton! Very Happy Infelizmente muitos consideram a Meguiars uma marca de "amador", contudo basta observar que os gringos lá fora, usam - e muito - esta marca! Chevrolet Opala 4100 SS 1974 - Polimento e Proteção Standard [100% Meguiars] - Página 2 154257 Deve haver um motivo para isso, não? scratch Certamente deve ser porque disponibiliza produtos de qualidade! Very Happy

Abs


Porcher escreveu:Caraio heim Le Mans!!!!

Muito bom trabalho, o dono te deu um beijo na boca né?
Nossa! graças a Deus, NÃO!!!!! Mad Agora se ao invés do dono fosse aquela modelo que aparece no último filme dos transformers .... aí sim!!! cheers cheers

Brincadeiras à parte, muito obrigado! Very Happy

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Mensagem por Le Mans Qua 22 Ago 2012, 13:21

albuquerquemello escreveu:Viram: set up simples e funcional. nada de muita coisa pra encher chouriça. Mais uma vez, parabens pela obra de arte.

Valeu, mais 1x muito obrigado Albuquerque! Very Happy


albuquerquemello escreveu:
Le Mans, vc tem site? queria trocar uma ideia com voce. se puder me ajudar com algum contato onde possamos falar melhor, agradeço.

Forte abraço.

Ainda estamos montando o site, mas enviarei o endereço de e-mail através de MP, ok?

Abs Chevrolet Opala 4100 SS 1974 - Polimento e Proteção Standard [100% Meguiars] - Página 2 154257
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Chevrolet Opala 4100 SS 1974 - Polimento e Proteção Standard [100% Meguiars] - Página 2 Empty Re: Chevrolet Opala 4100 SS 1974 - Polimento e Proteção Standard [100% Meguiars]

Mensagem por Le Mans Qua 22 Ago 2012, 13:29

saffons escreveu:NOSSA!!!

Le Mans, não tenho nem palavras pra elogiar seu trabalho!!
Muito obrigado Saffons! Very Happy

saffons escreveu:
Queria fazer uma pergunta, notei que você coloca o carro em cima de umas pequenas rampas de grade... PRA QUE SERVEM? QUAL A UTILIDADE?

Desculpe a ignorância, mas quero aprender o maximo possivel com os profissionais.

Não tem nada que se desculpar, imagina! Very Happy As rampas, na verdade foram meio que um acidente de percurso! Laughing Tivemos que confeccioná-las porque o elevador que nos foi entregue veio com uma altura de trilho maior que o esperado! Shocked Isso implicava que, caminhonetes e SUVS acessavam o box de polimento sem problema algum, mas carros baixos, não! pois os trilhos impediam o acesso ... nisso veio a idéia das rampas! Very Happy

No final das contas, vieram muito a calhar, pois são de gde serventia para polir as partes mais baixas de alguns carros e, sobretudo para-choques ... mas qdo é preciso um pouco mais de altura ainda pode-se suspender com auxílio do elevador! Very Happy
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Mensagem por Le Mans Qua 22 Ago 2012, 13:30

lucbc escreveu:Clássicão!!! Só não gostei das travas do capô!!!! Lindo o trabalho e carro!!!

Valeu, muito obrigado Luc! Very Happy

Abs

gnrlp escreveu:Que carrão hein lemans, e como estava judiado, triste ver um carro assim,
mais ainda bem que tem profissionais como vc padar fazer renascer das cinzas um carrão desses
Parabéns pelo belo trabalho e pelo setup utilizado, e o efeito de Beading ficou show.
Abraços
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Valeu, muito obrigado Lean! Very Happy

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Mensagem por Le Mans Qua 22 Ago 2012, 19:55

sanrocha escreveu:Nossa ficou Maravilhoso!!!

Muito obrigado Sanrocha! Very Happy

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Mensagem por Jones Qua 22 Ago 2012, 20:51

Mandou muito, mas muuuito bem. Que carro! Shocked
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Mensagem por Le Mans Qua 22 Ago 2012, 21:22

macielltm escreveu:Parabéns, Le Mans! Outro trabalho inspirado, e inspirador! hehehe

Muito obrigado Maciel! Very Happy


macielltm escreveu:
Me corrija se eu estiver errado... Mas ao que parece, você não passou um selante na pintura antes da Gold Class.

Vc está certo maciel! A proteção ficou exclusivamente a cargo da Gold Class! Chevrolet Opala 4100 SS 1974 - Polimento e Proteção Standard [100% Meguiars] - Página 2 154257

macielltm escreveu:Tem alguma razão específica?

Por 2 motivos:

- Particularmente, penso que o uso de selantes perde sentido, sobretudo, quando o veículo no qual foi feito o trabalho não receberá manutenção adequada ou mesmo será utilizado no dia a dia.

Porque penso dessa maneira? Porque a função do selante sob a cera é prolongar a durabilidade da cera em questão, certo? Mas há um porém! A gde maioria se esquece que isso só é válido qdo o veículo trafega pouco, recebe manutenções adequadas e periódicas e melhor ainda, quando repousa em local fechado! ou seja, estamos "falando" de um MUNDO IDEAL! infelizmente, utópico para os carros de uso diário! Crying or Very sad

NO MUNDO REAL, por mais bem cuidado e mantido que seja, um veículo estará sujeito a toda sorte de contaminação imaginável, poeira, chuva ácida, fuligem, material particulado de origem férrica ou à base de enxofre, isso sem mencionar os velhos conhecidos "bird drooping" e "tree sap", dejetos de aves e seiva/pólen de plantas, respectivamente.

Agora pergunto, DE QUE ADIANTA aplicar "n" camadas de selante, mais "n" camadas de cera, se o veículo ao virar a esquina enfrentará logo de cara, uma obra de racapeamento asfáltico e, INEVITAVELMENTE levará um "banho de piche"??? Shocked Shocked Shocked

Vc acha que as "n" camadas de proteção conseguirão impedir a impregnação de piche? scratch infelizmente, não!

Nisto, surge outro "problema", muitas destas "n" camadas estarão comprometidas pela impregnação desse piche e, pior ainda! a cada minuto que passa mais camadas estarão sendo comprometidas! pois o elementos contaminantes conforme o tempo passa, vão penetrando camada após camada até chegar ao verniz! Shocked

Como vc, eu ou qquer outro proprietário que zele pelo seu carro, sei que será anadmissível rodar "arrastando" essa contaminação toda sobre a lataria! Certamente teremos que remover o máximo possível desses contaminantes, porém nem TUDO poderá ser removido! Shocked

De uma coisa vc pode ter certeza, algumas camadas superficiais, infelizmente serão danificadas e/ou removidas! ou seja, a "armadura protetora de selantes e ceras" não será a mesma! Shocked de 3 camadas aplicadas, com sorte talvez restem 1 ou no máximo 2, isso contando que houve tempo hábil suficiente e, produtos adequados para remover o mínimo de cera possível! Se vc for um profissional atarefado sem tempo para nada (raro hj em dia, né? Very Happy), talvéz isso fique para outro dia ou para a outra semana, quiçá outro mês! Shocked

Agora novamente te questiono, de que adiantou aplicar "n" camadas de cera num veículo de uso diário? scratch

Como vc pode notar, ISSO É O MUNDO REAL! é o cotidiano de um carro DE USO DIÁRIO! Shocked

Por esse motivo, penso que a aplicação de selantes e ceras ultraduráveis, infelizmente perdem sentido na gde maioria dos casos, CLARO QUE HÁ EXCEÇÕES! mas são pouquíssimas! Crying or Very sad

Por isso penso que, na maioria dos casos o uso de um bom selante isolado, ou apenas uma cera de boa qualidade, são mais que suficientes para 99% dos casos.

Se houver contaminação e, HAVERÁ pode estar certo disso! basta remover essa camada única que foi contaminda e, reaplicar uma nova camada! Chevrolet Opala 4100 SS 1974 - Polimento e Proteção Standard [100% Meguiars] - Página 2 154257

Para esses casos, ceras comerciais de boa qualidade, cumprem muito bem esse papel! Chevrolet Opala 4100 SS 1974 - Polimento e Proteção Standard [100% Meguiars] - Página 2 154257

Espero que vc não fique chateado com minha resposta, que sirva para que vc e outros reflitam e saibam diferenciar o mundo real do mundo ideal!

Apenas para ilustrar, vc já deve ter se questionado a respeito disto, mas porque será que muitos americanos e europeus tem 2 tipos de veículos? scratch um para uso diário e outro, para utilizar apenas nos fins de semana? scratch scratch scratch

Gde abs! Chevrolet Opala 4100 SS 1974 - Polimento e Proteção Standard [100% Meguiars] - Página 2 154257
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Mensagem por miojao69 Qua 22 Ago 2012, 22:16

excelente explicaçãp le mans!!! e mais um excelente trabalho com o opala!!!

grande abraço []
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Mensagem por fcscoutinho Qua 22 Ago 2012, 23:01

O Opalão ficou lindo! Parabéns, bela detail...
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Mensagem por macielltm Qua 22 Ago 2012, 23:42

Caracas, que aula meu camarada... como você disse, eu já pensei também nessa questão que você colocou, da contaminação que diariamente prejudica nossos possantes. Infelizmente, ainda não possuo dinheiro pra ter dois carros. Então vou cuidando do meu como posso, sempre aprendendo, cada dia mais, com profissionais excepcionais como você.

Le Mans, mais uma vez obrigado, amigo. Grande abraço e excelentes detalhes!
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Mensagem por Hoffmann Sáb 25 Ago 2012, 10:05

Belo trabalho Le Mans, ainda mais num clássico desses, mas me tira uma dúvida: na etapa do pre-wash via Foam Lance, qual produto usou? e esperou quanto tempo para removê-lo? já usou o outrageous orange da malco? esse outrageous tem perigo de manchar a pintura caso demore muito tempo para removê-lo? Caraca quanta pergunta, he he, grande abraço.
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Mensagem por vellani Sáb 25 Ago 2012, 12:00

Excelente a explicação sobre selantes, ceras, camadas, etc.

Me fez refletir!!
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Mensagem por Armando Ferreira Sáb 25 Ago 2012, 12:59

Eles possuem 2 ou 3 carros por um motivo maior: eles podem e os preços e impostos são justos! Não o preço vergonhoso que pagamos em carros 1.0 no nosso lindo Brasil! dancar

Brincadeiras e desabafos à parte Wink eu gostei muito do seu texto, expôs bem as ideias e seus ideais sobre o assunto.

Pergunto se o seu pensamento se enquadra também nos selantes mais caros como o Aquartz Titanium por exemplo?

Eu mandei uma MP ao amigo, quando tiver um tempinho dá uma olhada.

Grande abraço!
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Mensagem por Ciro Jota Sáb 25 Ago 2012, 17:00

Muito bom! Lavagem
Agora é só o proprietário por a mão na consciência e fazer as manutenções na sua loja.
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Mensagem por wallace600 Sáb 25 Ago 2012, 22:30

Le Mans, Parabens
Grande abraço
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Chevrolet Opala 4100 SS 1974 - Polimento e Proteção Standard [100% Meguiars] - Página 2 Empty Re: Chevrolet Opala 4100 SS 1974 - Polimento e Proteção Standard [100% Meguiars]

Mensagem por BYRONALD Seg 27 Ago 2012, 19:29

Sem palavras .... Quando eu vi o resultado final eu fiquei uns 5s estático !!!! PARABÉNS !!!!
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Chevrolet Opala 4100 SS 1974 - Polimento e Proteção Standard [100% Meguiars] - Página 2 Empty Re: Chevrolet Opala 4100 SS 1974 - Polimento e Proteção Standard [100% Meguiars]

Mensagem por fcscoutinho Seg 27 Ago 2012, 22:48

Le Mans escreveu:
Armando Ferreira escreveu:Parabéns, trabalhos extremamente bem feitos como sempre!

Muito obrigado Armando! Very Happy


Armando Ferreira escreveu:
O que usou para a fase de corte, refino, lustro e proteção? Se possível quais boinas e maquinário;

Abraço!

Praticamente o setup todo foi Meguiars ...

- Corte -> M105 + boina roxa Meguiars

- Refino e lustro -> M205 + Boina Amarela meguiars e boina preta Meguiars, respectivamente

- Proteção -> Meguiars Gold Class (Líquida)

- Maquinário -> Griots 6", Porter Cable 7424XP e Flex 3404VRG.

Chevrolet Opala 4100 SS 1974 - Polimento e Proteção Standard [100% Meguiars] - Página 2 154257

O "corte" com o M105 foi na Flex ou Porter Cable? Imagino que deve ter sido na Flex, mas como tenho dúvidas eu perguntei. Tenho uma roto-orbital e uma rotativa, mas ainda estou tomando coragem e aprendendo a utilizar o rotativa (sem correr o risco de estragar a pintura)....Por isso estou prefirindo utilizar a roto-orbital!
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Chevrolet Opala 4100 SS 1974 - Polimento e Proteção Standard [100% Meguiars] - Página 2 Empty Re: Chevrolet Opala 4100 SS 1974 - Polimento e Proteção Standard [100% Meguiars]

Mensagem por rgubolin Ter 28 Ago 2012, 09:49

Show. É uma pena imaginar que depois desse trabalho todo o carro pode não receber o tratamento adequado e voltar à estaca zero.

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Chevrolet Opala 4100 SS 1974 - Polimento e Proteção Standard [100% Meguiars] - Página 2 Empty Re: Chevrolet Opala 4100 SS 1974 - Polimento e Proteção Standard [100% Meguiars]

Mensagem por Gu minas Ter 28 Ago 2012, 10:08

show de bola o trampo aí.
é o que sempre digo, carro antigo conservado é outra coisa.
novo é novo, mas cuidar do "velho" deixando o novo, não tem preço, da gosto de ver.
parabéns
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Chevrolet Opala 4100 SS 1974 - Polimento e Proteção Standard [100% Meguiars] - Página 2 Empty Re: Chevrolet Opala 4100 SS 1974 - Polimento e Proteção Standard [100% Meguiars]

Mensagem por felipe357 Ter 28 Ago 2012, 21:16

ficou nos trinques hein! parabens, o dono deve ter achado que voce deu um banho de tinta no opalão! abraço.
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Chevrolet Opala 4100 SS 1974 - Polimento e Proteção Standard [100% Meguiars] - Página 2 Empty Re: Chevrolet Opala 4100 SS 1974 - Polimento e Proteção Standard [100% Meguiars]

Mensagem por Le Mans Ter 28 Ago 2012, 22:56

Jones escreveu:Mandou muito, mas muuuito bem. Que carro! Shocked

Muito obrigado Jones!Very Happy

Abs

miojao69 escreveu:excelente explicaçãp le mans!!! e mais um excelente trabalho com o opala!!!

grande abraço []

Muito obrigado Miojão! Very Happy

Gde abs! Chevrolet Opala 4100 SS 1974 - Polimento e Proteção Standard [100% Meguiars] - Página 2 154257

fcscoutinho escreveu:O Opalão ficou lindo! Parabéns, bela detail...

Muito obrigado Coutinho!Very Happy

Abs

macielltm escreveu:
Le Mans, mais uma vez obrigado, amigo. Grande abraço e excelentes detalhes!

Muito obrigado Maciel! Very Happy

Forte abs!Chevrolet Opala 4100 SS 1974 - Polimento e Proteção Standard [100% Meguiars] - Página 2 154257
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Chevrolet Opala 4100 SS 1974 - Polimento e Proteção Standard [100% Meguiars] - Página 2 Empty Re: Chevrolet Opala 4100 SS 1974 - Polimento e Proteção Standard [100% Meguiars]

Mensagem por Le Mans Ter 28 Ago 2012, 23:05

Hoffmann escreveu: me tira uma dúvida: na etapa do pre-wash via Foam Lance, qual produto usou? e esperou quanto tempo para removê-lo?

Orange Outrageous (1:10), 8 a 10 minutos.

Hoffmann escreveu: já usou o outrageous orange da malco? esse outrageous tem perigo de manchar a pintura caso demore muito tempo para removê-lo?

Como havia dito, utilizamos ele neste caso! Very Happy Qquer APC ou degreaser, dependendo de sua concentração pode manchar não só a pintura do carro, como plásticos, cromados, acabamentos em alumínio, vidros, etc .... Por isso deve-se atentar muito bem ao tempo de de aplicação e, sobretudo à umidade! Se o clima estiver seco, o tempo de trabalho diminui bastante!

Um detalhe que poucos mencionam, o uso de água pressurizada diminui o risco de manchas pelo carro, pois remove com mais eficiência eventuais resíduos/resquícios de apc, degreaser, etc ...

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Chevrolet Opala 4100 SS 1974 - Polimento e Proteção Standard [100% Meguiars] - Página 2 Empty Re: Chevrolet Opala 4100 SS 1974 - Polimento e Proteção Standard [100% Meguiars]

Mensagem por Le Mans Ter 28 Ago 2012, 23:06

vellani escreveu:Excelente a explicação sobre selantes, ceras, camadas, etc.

Me fez refletir!!

Valeu, muito obrigado Vellani! Very Happy

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Mensagem por Le Mans Ter 28 Ago 2012, 23:09

Armando Ferreira escreveu:
Pergunto se o seu pensamento se enquadra também nos selantes mais caros como o Aquartz Titanium por exemplo?


Antes de responder este questionamento, penso que seria interessante discorrer um pouquinho sobre selantes convencionais e nanocoatings (selantes de longa duração).



Selantes de longa duração, também denominados de coatings ou nanocoatings, entram em outra forma de classificação, emprego, finalidade e, consequentemente outro target de clientes.



O mercado disponibiliza uma infinidade de coatings/nanocoatings das mais diferentes marcas e preços, independente de qual seja melhor, cabe salientar que a finalidade “à grosso modo” é praticamente a mesma. Oferecer proteção duradoura contra as intempèries climáticas, hidrofobicidade e uma superfície menos susceptível ao acúmulo/impregnação de sujeira.



A base DISTO TUDO, ou seja, desta “corrida” em busca do coating perfeito, teve início em meados da década de 70, quando na ocasião químicos buscavam elaborar tintas e produtos que tornassem as superfícies, sobretudo de prédios envidraçados, menos propensas ao acúmulo de sujidade.



Nesta época, uma das vertentes que buscavam inspiração para criar esta nova tecnologia, começou a observar/estudar o comportamento de uma planta nativa da Ásia, que tem a propriedade distinta de manter suas folhas particularmente limpas, mesmo em seu habitat naturalmente sujo e empoeirado. Para manter suas folhas limpas, a planta Lotus desenvolveu folhas com a característica notável de repelir a água totalmente; em outras palavras, suas folhas são hidrofóbicas. Não tardou para que a indústria química voltasse sua atenção para essa intere$$ante caracterí$tica, assim sendo passaram a denominar este efeito “autolimpante” de efeito Lótus, que diga-se de passagem é inclusive utilizado pela própria Nanolex na nomenclatura de seus nanocoatings.



Chevrolet Opala 4100 SS 1974 - Polimento e Proteção Standard [100% Meguiars] - Página 2 Lotus1t

Efeito hidrofóbico da folha de Lótus em relação a uma gota de água.



Chevrolet Opala 4100 SS 1974 - Polimento e Proteção Standard [100% Meguiars] - Página 2 Lotusescorre

Na figura acima observamos 2 situações distintas e, servem como analogia entre o comportamento de uma folha de planta Lótus e um coating/nanocoting.



Em primeiro plano o efeito Lótus em ação, é fácil notar que a sujeira ao longo do caminho é facilmente arrastada/varrida pela água. Análises realizadas através de microscopia eletrônica de varredura em folhas que apresentam o efeito Lotus, revelaram presença de nanocristais de cera na superfície das folhas. Estes cristais são responsáveis por fornecer uma camada repelente à água.



Em 2º plano, típico exemplo de uma superfície sem nenhum tipo de camada protetora. O formato da gota de água é mais achatado e espalhado (maior superfície de contato = menor hidrofobicidade), a falta de revestimento superficial também propicia maior adesão de elementos à superfície.



Deixando de lado fatos históricos e curiosidades sobre o tema, alguns já devem ter se questionado sobre a diferença entre selantes (nanocoatings) em relação aos selantes convencionais, de base polimérica.



Ao contrário dos selantes de polímeros regulares, os nanocoatings tornam a superfície aplicada realmente funcional, digo isto porque estes nanocoatings, “trocam” parte de sua estrutura molecular com as moléculas de superfície do material em que é aplicado. Se esta superfície em questão for o verniz de um carro, tornar-se-ão parte do verniz ao qual foram aplicados. Já os selantes convencionais APENAS SE DEPOSITAM SOBRE O VERNIZ e, sua ancoragem é baseada, sobretudo, na propriedade de adesão destes com a superfície aplicada.



Enquanto selantes convencionais e ceras ligam-se por meio de propriedades físicas ao verniz, os nanocoatings via-de-regra o fazem por meio de ligações covalentes que, é caracterizada pelo compartilhamento de um ou mais pares de elétrons entre átomos, causando uma atração mútua entre eles, que mantem a molécula resultante unida, consequentemente tornando o nanocoating muito mais estável e forte.



Como podem ver, os selantes de longa duração alocam-se em outra classe/nível/patamar tecnológico e, embora levem à obtenção de efeito similar (hidrofobicidade) aos obtidos pelos selantes convencionais, o fazem por caminhos/tecnologias diametralmente opostas.



Bem, voltando à pergunta inicial ... penso que estes nanocoatings são sim os pdtos ideais para veículos de uso diário, CONTUDO, há alguns “poréns” que devem ser muito bem salientados.



1º - Em geral, estes coatings são muito mais caros que os selantes convencionais, tanto em termos de valor de aquisição para o profissional, qto em cu$to final para o cliente.



2º - São pdtos que demandam não apenas habilidade e conhecimento empírico em sua aplicação, mas sobretudo, alguma “bagagem” na área da química, principalmente no assunto de propriedades físico-químicas. Evidentemente, isso não é fator limitante para nenhum profissional, mas se a intenção é extrair o máximo potencial do pdto aplicado (e, penso que este deve ser o norte de cada profissional, pois são pdtos de elevado valor), então certamente isso fará muita diferença.



3º - Devemos analisar muito bem a questão da viabilidade comercial, tanto para o profissional envolvido, qto para o cliente. Neste ponto, infelizmente temos que voltar novamente nossa atenção à análise de perfil do cliente, pois NEM TODOS OS CANDIDATOS DISPO$TO$ A PAGAR, serão os candidatos ideais para utilização destes produtos.



Em geral, estes coatings oferecem proteção por 1, 2 ou 3 anos e, inclusive foi lançado um que promete 5 anos de durabilidade!



A questão principal não deveria ser tão focada em relação ao tempo máximo de durabilidade (pois isto, é mais estratégia mercadológica), mas em relação ao cuidado e manutenção deste coating para que o mesmo tenha sua durabilidade estendida pelo maior prazo possível.



Particularmente, penso que, os clientes mais adequados para este tipo de produto seriam aqueles mais metódicos e cuidadosos, pois via de regra são mais disciplinados com aquilo que adquirem.



Qto ao profissional envolvido, creio que por parte deste, deve haver bom-senso, sobretudo no momento de selecionar os clientes para oferecer o serviço ou aplicação deste pdto.



INFELIZMENTE o que mais se observa é que, alguns “vendem” os coatings como verdadeiras ARMADURAS ou BLINDAGENS contra toda sorte de abuso imaginável! Algo muito longe de sua FUNÇÃO REAL que, na verdade seria uma camada de sacrifício, um “verniz adicional” destinado a minimizar os danos causados pelas intempéries do meio.



Peço desculpas pela resposta extensa, mas creio que é muito importante debater e colocar em pauta estes pontos de fundamental importância.



PS – Penso que, antes de “vender” ou “empurrar” serviços e pdtos aos clientes, deveríamos ORIENTAR o cliente. Para que “munido” de informações, ele possa decidir por ele próprio, aquilo que é melhor para ele, naquele dado momento e circunstância. Não raras vezes, serviços e pdtos mais simples, atendem e se adequam melhor em muitos casos!



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Mensagem por Lux A Lex Ter 28 Ago 2012, 23:55

Le mans, já vi q vc não entende nada, opala velho preto que coisa horrível, e qto ao resultado do trabalho vc usou CHEAT lol! lol! lol!
mas continue assim sim
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Mensagem por Le Mans Qua 29 Ago 2012, 00:10

Ciro Jota escreveu:Muito bom! Chevrolet Opala 4100 SS 1974 - Polimento e Proteção Standard [100% Meguiars] - Página 2 422448
Agora é só o proprietário por a mão na consciência e fazer as manutenções na sua loja.

Valeu Ciro! Very Happy

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wallace600 escreveu:Le Mans, Parabens
Grande abraço

Muito obrigado Wallace!Very Happy

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BYRONALD escreveu:Sem palavras .... Quando eu vi o resultado final eu fiquei uns 5s estático !!!! PARABÉNS !!!!

Obrigado Ronald! Very Happy

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Mensagem por Le Mans Qua 29 Ago 2012, 00:13

fcscoutinho escreveu:
O "corte" com o M105 foi na Flex ou Porter Cable? Imagino que deve ter sido na Flex, mas como tenho dúvidas eu perguntei. Tenho uma roto-orbital e uma rotativa, mas ainda estou tomando coragem e aprendendo a utilizar o rotativa (sem correr o risco de estragar a pintura)....Por isso estou prefirindo utilizar a roto-orbital!

O corte foi com a PC, já o refino e lustro com a Flex! Chevrolet Opala 4100 SS 1974 - Polimento e Proteção Standard [100% Meguiars] - Página 2 154257

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Mensagem por PadooK Qui 30 Ago 2012, 01:26

Le Mans escreveu:
Armando Ferreira escreveu:
Pergunto se o seu pensamento se enquadra também nos selantes mais caros como o Aquartz Titanium por exemplo?


Antes de responder este questionamento, penso que seria interessante discorrer um pouquinho sobre selantes convencionais e nanocoatings (selantes de longa duração).



Selantes de longa duração, também denominados de coatings ou nanocoatings, entram em outra forma de classificação, emprego, finalidade e, consequentemente outro target de clientes.



O mercado disponibiliza uma infinidade de coatings/nanocoatings das mais diferentes marcas e preços, independente de qual seja melhor, cabe salientar que a finalidade “à grosso modo” é praticamente a mesma. Oferecer proteção duradoura contra as intempèries climáticas, hidrofobicidade e uma superfície menos susceptível ao acúmulo/impregnação de sujeira.



A base DISTO TUDO, ou seja, desta “corrida” em busca do coating perfeito, teve início em meados da década de 70, quando na ocasião químicos buscavam elaborar tintas e produtos que tornassem as superfícies, sobretudo de prédios envidraçados, menos propensas ao acúmulo de sujidade.



Nesta época, uma das vertentes que buscavam inspiração para criar esta nova tecnologia, começou a observar/estudar o comportamento de uma planta nativa da Ásia, que tem a propriedade distinta de manter suas folhas particularmente limpas, mesmo em seu habitat naturalmente sujo e empoeirado. Para manter suas folhas limpas, a planta Lotus desenvolveu folhas com a característica notável de repelir a água totalmente; em outras palavras, suas folhas são hidrofóbicas. Não tardou para que a indústria química voltasse sua atenção para essa intere$$ante caracterí$tica, assim sendo passaram a denominar este efeito “autolimpante” de efeito Lótus, que diga-se de passagem é inclusive utilizado pela própria Nanolex na nomenclatura de seus nanocoatings.



Chevrolet Opala 4100 SS 1974 - Polimento e Proteção Standard [100% Meguiars] - Página 2 Lotus1t

Efeito hidrofóbico da folha de Lótus em relação a uma gota de água.



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Na figura acima observamos 2 situações distintas e, servem como analogia entre o comportamento de uma folha de planta Lótus e um coating/nanocoting.



Em primeiro plano o efeito Lótus em ação, é fácil notar que a sujeira ao longo do caminho é facilmente arrastada/varrida pela água. Análises realizadas através de microscopia eletrônica de varredura em folhas que apresentam o efeito Lotus, revelaram presença de nanocristais de cera na superfície das folhas. Estes cristais são responsáveis por fornecer uma camada repelente à água.



Em 2º plano, típico exemplo de uma superfície sem nenhum tipo de camada protetora. O formato da gota de água é mais achatado e espalhado (maior superfície de contato = menor hidrofobicidade), a falta de revestimento superficial também propicia maior adesão de elementos à superfície.



Deixando de lado fatos históricos e curiosidades sobre o tema, alguns já devem ter se questionado sobre a diferença entre selantes (nanocoatings) em relação aos selantes convencionais, de base polimérica.



Ao contrário dos selantes de polímeros regulares, os nanocoatings tornam a superfície aplicada realmente funcional, digo isto porque estes nanocoatings, “trocam” parte de sua estrutura molecular com as moléculas de superfície do material em que é aplicado. Se esta superfície em questão for o verniz de um carro, tornar-se-ão parte do verniz ao qual foram aplicados. Já os selantes convencionais APENAS SE DEPOSITAM SOBRE O VERNIZ e, sua ancoragem é baseada, sobretudo, na propriedade de adesão destes com a superfície aplicada.



Enquanto selantes convencionais e ceras ligam-se por meio de propriedades físicas ao verniz, os nanocoatings via-de-regra o fazem por meio de ligações covalentes que, é caracterizada pelo compartilhamento de um ou mais pares de elétrons entre átomos, causando uma atração mútua entre eles, que mantem a molécula resultante unida, consequentemente tornando o nanocoating muito mais estável e forte.



Como podem ver, os selantes de longa duração alocam-se em outra classe/nível/patamar tecnológico e, embora levem à obtenção de efeito similar (hidrofobicidade) aos obtidos pelos selantes convencionais, o fazem por caminhos/tecnologias diametralmente opostas.



Bem, voltando à pergunta inicial ... penso que estes nanocoatings são sim os pdtos ideais para veículos de uso diário, CONTUDO, há alguns “poréns” que devem ser muito bem salientados.



1º - Em geral, estes coatings são muito mais caros que os selantes convencionais, tanto em termos de valor de aquisição para o profissional, qto em cu$to final para o cliente.



2º - São pdtos que demandam não apenas habilidade e conhecimento empírico em sua aplicação, mas sobretudo, alguma “bagagem” na área da química, principalmente no assunto de propriedades físico-químicas. Evidentemente, isso não é fator limitante para nenhum profissional, mas se a intenção é extrair o máximo potencial do pdto aplicado (e, penso que este deve ser o norte de cada profissional, pois são pdtos de elevado valor), então certamente isso fará muita diferença.



3º - Devemos analisar muito bem a questão da viabilidade comercial, tanto para o profissional envolvido, qto para o cliente. Neste ponto, infelizmente temos que voltar novamente nossa atenção à análise de perfil do cliente, pois NEM TODOS OS CANDIDATOS DISPO$TO$ A PAGAR, serão os candidatos ideais para utilização destes produtos.



Em geral, estes coatings oferecem proteção por 1, 2 ou 3 anos e, inclusive foi lançado um que promete 5 anos de durabilidade!



A questão principal não deveria ser tão focada em relação ao tempo máximo de durabilidade (pois isto, é mais estratégia mercadológica), mas em relação ao cuidado e manutenção deste coating para que o mesmo tenha sua durabilidade estendida pelo maior prazo possível.



Particularmente, penso que, os clientes mais adequados para este tipo de produto seriam aqueles mais metódicos e cuidadosos, pois via de regra são mais disciplinados com aquilo que adquirem.



Qto ao profissional envolvido, creio que por parte deste, deve haver bom-senso, sobretudo no momento de selecionar os clientes para oferecer o serviço ou aplicação deste pdto.



INFELIZMENTE o que mais se observa é que, alguns “vendem” os coatings como verdadeiras ARMADURAS ou BLINDAGENS contra toda sorte de abuso imaginável! Algo muito longe de sua FUNÇÃO REAL que, na verdade seria uma camada de sacrifício, um “verniz adicional” destinado a minimizar os danos causados pelas intempéries do meio.



Peço desculpas pela resposta extensa, mas creio que é muito importante debater e colocar em pauta estes pontos de fundamental importância.



PS – Penso que, antes de “vender” ou “empurrar” serviços e pdtos aos clientes, deveríamos ORIENTAR o cliente. Para que “munido” de informações, ele possa decidir por ele próprio, aquilo que é melhor para ele, naquele dado momento e circunstância. Não raras vezes, serviços e pdtos mais simples, atendem e se adequam melhor em muitos casos!



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Ótimo seu texto técnico, melhor ainda seu caráter pessoal e comercial, muito raro hoje em dia infelizmente!!!

Meus mais sinceros parabéns pelos serviços demonstrados, pela qualidade técnica dissertativa apresentada!!!

Estimo muitos anos de sucesso em sua trajetória, meus parabéns!!!
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