Chevrolet Opala 4100 SS 1974 - Polimento e Proteção Standard [100% Meguiars]
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Le Mans
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Re: Chevrolet Opala 4100 SS 1974 - Polimento e Proteção Standard [100% Meguiars]
Muito obrigado por essa aula Le Mans, tirou várias dúvidas que eu tinha.
Abraço e sucesso!
Abraço e sucesso!
Elessar- Lavador de 2 Baldes
- Mensagens : 54
Data de inscrição : 24/07/2012
Idade : 38
Re: Chevrolet Opala 4100 SS 1974 - Polimento e Proteção Standard [100% Meguiars]
PadooK escreveu:Le Mans escreveu:Armando Ferreira escreveu:
Pergunto se o seu pensamento se enquadra também nos selantes mais caros como o Aquartz Titanium por exemplo?
Antes de responder este questionamento, penso que seria interessante discorrer um pouquinho sobre selantes convencionais e nanocoatings (selantes de longa duração).
Selantes de longa duração, também denominados de coatings ou nanocoatings, entram em outra forma de classificação, emprego, finalidade e, consequentemente outro target de clientes.
O mercado disponibiliza uma infinidade de coatings/nanocoatings das mais diferentes marcas e preços, independente de qual seja melhor, cabe salientar que a finalidade “à grosso modo” é praticamente a mesma. Oferecer proteção duradoura contra as intempèries climáticas, hidrofobicidade e uma superfície menos susceptível ao acúmulo/impregnação de sujeira.
A base DISTO TUDO, ou seja, desta “corrida” em busca do coating perfeito, teve início em meados da década de 70, quando na ocasião químicos buscavam elaborar tintas e produtos que tornassem as superfícies, sobretudo de prédios envidraçados, menos propensas ao acúmulo de sujidade.
Nesta época, uma das vertentes que buscavam inspiração para criar esta nova tecnologia, começou a observar/estudar o comportamento de uma planta nativa da Ásia, que tem a propriedade distinta de manter suas folhas particularmente limpas, mesmo em seu habitat naturalmente sujo e empoeirado. Para manter suas folhas limpas, a planta Lotus desenvolveu folhas com a característica notável de repelir a água totalmente; em outras palavras, suas folhas são hidrofóbicas. Não tardou para que a indústria química voltasse sua atenção para essa intere$$ante caracterí$tica, assim sendo passaram a denominar este efeito “autolimpante” de efeito Lótus, que diga-se de passagem é inclusive utilizado pela própria Nanolex na nomenclatura de seus nanocoatings.
Efeito hidrofóbico da folha de Lótus em relação a uma gota de água.
Na figura acima observamos 2 situações distintas e, servem como analogia entre o comportamento de uma folha de planta Lótus e um coating/nanocoting.
Em primeiro plano o efeito Lótus em ação, é fácil notar que a sujeira ao longo do caminho é facilmente arrastada/varrida pela água. Análises realizadas através de microscopia eletrônica de varredura em folhas que apresentam o efeito Lotus, revelaram presença de nanocristais de cera na superfície das folhas. Estes cristais são responsáveis por fornecer uma camada repelente à água.
Em 2º plano, típico exemplo de uma superfície sem nenhum tipo de camada protetora. O formato da gota de água é mais achatado e espalhado (maior superfície de contato = menor hidrofobicidade), a falta de revestimento superficial também propicia maior adesão de elementos à superfície.
Deixando de lado fatos históricos e curiosidades sobre o tema, alguns já devem ter se questionado sobre a diferença entre selantes (nanocoatings) em relação aos selantes convencionais, de base polimérica.
Ao contrário dos selantes de polímeros regulares, os nanocoatings tornam a superfície aplicada realmente funcional, digo isto porque estes nanocoatings, “trocam” parte de sua estrutura molecular com as moléculas de superfície do material em que é aplicado. Se esta superfície em questão for o verniz de um carro, tornar-se-ão parte do verniz ao qual foram aplicados. Já os selantes convencionais APENAS SE DEPOSITAM SOBRE O VERNIZ e, sua ancoragem é baseada, sobretudo, na propriedade de adesão destes com a superfície aplicada.
Enquanto selantes convencionais e ceras ligam-se por meio de propriedades físicas ao verniz, os nanocoatings via-de-regra o fazem por meio de ligações covalentes que, é caracterizada pelo compartilhamento de um ou mais pares de elétrons entre átomos, causando uma atração mútua entre eles, que mantem a molécula resultante unida, consequentemente tornando o nanocoating muito mais estável e forte.
Como podem ver, os selantes de longa duração alocam-se em outra classe/nível/patamar tecnológico e, embora levem à obtenção de efeito similar (hidrofobicidade) aos obtidos pelos selantes convencionais, o fazem por caminhos/tecnologias diametralmente opostas.
Bem, voltando à pergunta inicial ... penso que estes nanocoatings são sim os pdtos ideais para veículos de uso diário, CONTUDO, há alguns “poréns” que devem ser muito bem salientados.
1º - Em geral, estes coatings são muito mais caros que os selantes convencionais, tanto em termos de valor de aquisição para o profissional, qto em cu$to final para o cliente.
2º - São pdtos que demandam não apenas habilidade e conhecimento empírico em sua aplicação, mas sobretudo, alguma “bagagem” na área da química, principalmente no assunto de propriedades físico-químicas. Evidentemente, isso não é fator limitante para nenhum profissional, mas se a intenção é extrair o máximo potencial do pdto aplicado (e, penso que este deve ser o norte de cada profissional, pois são pdtos de elevado valor), então certamente isso fará muita diferença.
3º - Devemos analisar muito bem a questão da viabilidade comercial, tanto para o profissional envolvido, qto para o cliente. Neste ponto, infelizmente temos que voltar novamente nossa atenção à análise de perfil do cliente, pois NEM TODOS OS CANDIDATOS DISPO$TO$ A PAGAR, serão os candidatos ideais para utilização destes produtos.
Em geral, estes coatings oferecem proteção por 1, 2 ou 3 anos e, inclusive foi lançado um que promete 5 anos de durabilidade!
A questão principal não deveria ser tão focada em relação ao tempo máximo de durabilidade (pois isto, é mais estratégia mercadológica), mas em relação ao cuidado e manutenção deste coating para que o mesmo tenha sua durabilidade estendida pelo maior prazo possível.
Particularmente, penso que, os clientes mais adequados para este tipo de produto seriam aqueles mais metódicos e cuidadosos, pois via de regra são mais disciplinados com aquilo que adquirem.
Qto ao profissional envolvido, creio que por parte deste, deve haver bom-senso, sobretudo no momento de selecionar os clientes para oferecer o serviço ou aplicação deste pdto.
INFELIZMENTE o que mais se observa é que, alguns “vendem” os coatings como verdadeiras ARMADURAS ou BLINDAGENS contra toda sorte de abuso imaginável! Algo muito longe de sua FUNÇÃO REAL que, na verdade seria uma camada de sacrifício, um “verniz adicional” destinado a minimizar os danos causados pelas intempéries do meio.
Peço desculpas pela resposta extensa, mas creio que é muito importante debater e colocar em pauta estes pontos de fundamental importância.
PS – Penso que, antes de “vender” ou “empurrar” serviços e pdtos aos clientes, deveríamos ORIENTAR o cliente. Para que “munido” de informações, ele possa decidir por ele próprio, aquilo que é melhor para ele, naquele dado momento e circunstância. Não raras vezes, serviços e pdtos mais simples, atendem e se adequam melhor em muitos casos!
Abs
Ótimo seu texto técnico, melhor ainda seu caráter pessoal e comercial, muito raro hoje em dia infelizmente!!!
Meus mais sinceros parabéns pelos serviços demonstrados, pela qualidade técnica dissertativa apresentada!!!
Estimo muitos anos de sucesso em sua trajetória, meus parabéns!!!
Assinado em baixo Padook!
Gde abraço.
biguia- Detailer
- Mensagens : 1378
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Idade : 42
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Re: Chevrolet Opala 4100 SS 1974 - Polimento e Proteção Standard [100% Meguiars]
Le Mans, realmente um Senhora Aula. Parabens, realmente cada profissional tem seu diferencial e o mesmo produto pode trazer resultados diferentes com profissionais diferentes.
Abraços.
Abraços.
Re: Chevrolet Opala 4100 SS 1974 - Polimento e Proteção Standard [100% Meguiars]
Puxa Vida!!
Aquelas aulas de química do prof. Nelson que eu "cabulei" no colegial estão fazendo falta agora!!!
Eu sabia que esse negócio de ligações de eletrons ia servir para alguma coisa!!!
Brincadeiras a parte: Le Mans, MUITO OBRIGADO!!
Foi praticamente uma aula!! Sério. parabéns!!
Abraço.
Aquelas aulas de química do prof. Nelson que eu "cabulei" no colegial estão fazendo falta agora!!!
Eu sabia que esse negócio de ligações de eletrons ia servir para alguma coisa!!!
Brincadeiras a parte: Le Mans, MUITO OBRIGADO!!
Foi praticamente uma aula!! Sério. parabéns!!
Abraço.
vellani- Aspirante a Detailer
- Mensagens : 542
Data de inscrição : 11/05/2012
Idade : 51
Localização : São Paulo - Zona Oeste
Re: Chevrolet Opala 4100 SS 1974 - Polimento e Proteção Standard [100% Meguiars]
Que trabalho!!! Estava curioso para ver um carro antigo com a pintura corrigida.
Hlopes- Lavador de 2 Baldes
- Mensagens : 144
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Localização : São Paulo/SP
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